Pelo menos 135 idosos foram resgatados pela polícia de Tampa depois que o abrigo onde viviam ter sido atingido pelo furacão Milton, nos Estados Unidos.
A operação na casa de repouso do Condado de Hillsborough foi necessária depois que os vovôs e vovós acordaram com a água na altura da cintura no meio da noite. As chuvas torrenciais causaram inundações repentinas, mesmo em pontos que não eram “zonas de evacuação”.
A emergência foi declarada e como muitos deles precisam de oxigênio, o risco era grande. Quando os oficiais chegaram, os idosos foram evacuados com botes e colocados em um ônibus. O automóvel os levou até uma escola da região, que serve de abrigo para aqueles que foram atingidos pela tempestade.
Água subiu rápido
Por não estarem em uma zona que foi classificada como de evacuação, os idosos acharam que era seguro ficar no abrigo.
Mas quando as chuvas aumentaram ao longo da madrugada, perceberam o cenário dramático.
“As cadeiras estavam simplesmente flutuando. Os sofás estavam flutuando. Tudo estava simplesmente flutuando”, descreveu um deles.
Leia mais notícia boa
Operação com urgência
A situação era tão complicada que os idosos disseram que havia água entrando pelos aparelhos de ar condicionado.
“Você podia literalmente ouvir a tempestade se aproximando da esquina e parecia que ela iria levar o prédio junto”, lamentou.
Com as ruas alagadas, não foi fácil para que os oficiais chegassem até o local. Nesse meio tempo, as vítimas esperaram com frio.
Socorridos para escola
Quando as coisas acalmaram, os oficiais conseguiram evacuar o prédio e colocar todos em um ônibus.
Na região, uma escola primária tem servido como abrigo para aqueles que necessitarem. Foi para lá que eles foram levados.
“Eles estavam literalmente vivendo em 1,2 a 1,5 metros de água e são indivíduos que não conseguem andar”, disse o xerife do Condado de Hillsborough, Chad Chronister.
Veja o vídeo do dramático resgate:
#teamHCSO rescued over 135 residents from the Great American Assisted Living facility in Tampa. We’re thankful to be able to get all of these people to safety. pic.twitter.com/LGq2aOWh9q
— HCSO (@HCSOSheriff) October 10, 2024
Fonte: sonoticiaboa