Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Exportações de milho em Mato Grosso batem recorde

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Entre julho e dezembro do ano passado Mato Grosso enviou para o exterior 21,54 milhões de toneladas de milho, que somam US$ 5,94 bilhões. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o maior volume está atrelado à produção recorde, além da alta pelo devido à conjuntura do mercado mundial.

Mato Grosso exporta milho hoje para 47 países, mais de 61% do milho vai para fora do país. Somente para a foram embarcadas 681,43 mil toneladas de milho mato-grossense. O país asiático foi o 11º destino do cereal produzido no estado.

“Mato Grosso foi favorecido, nos últimos meses, pelo início das importações por parte da China no mês de novembro de , uma vez que devido a guerra na Ucrânia, que reduziu as exportações, o país asiático passou a procurar novos mercados para diminuir a dependência dos Estados Unidos”, explica do Imea.

Exportações de milho podem ultrapassar as 26 mi/t

É esperado que as importações do cereal produzido em Mato Grosso, principalmente, por parte do país asiático, se mantenham fortes.

Conforme o Imea, diante disso, estima-se que Mato Grosso exporte um volume total de 26,90 milhões de toneladas na safra 2021/22, volume 62,68% acima do registrado na safra 2020/21. Para a safra 2022/23 a previsão é que sejam embarcadas 28,64 milhões de toneladas, aumento de 6,48%.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.