Sophia @princesinhamt
CENÁRIO AGRO

Manejo biológico desponta como prática fundamental para garantir maior eficiência nutricional para as culturas

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Manejo biológico desponta como prática fundamental para garantir maior eficiência nutricional para as culturas

Adotar novas práticas de manejo e tecnologias inovadoras com o objetivo de extrair o máximo potencial de cada talhão tem se tornado alternativa de muitos produtores para enfrentar os desafios diários do campo.

Mesmo sabendo que os insumos biológicos não substituem as fontes minerais, a adoção de tecnologias biológicas proporciona o equilíbrio dos pilares físico e químico, gerando maior eficiência em todo o sistema produtivo.

A Biotecnologia Microgeo® tem como função restabelecer o microbioma do solo independente da cultura e do manejo. Isto é, o Adubo Biológico produzido com Microgeo® repõe a diversidade de microrganismos, são mais de 500 grupos de microrganismos com diferentes funções. Sendo assim, cada microrganismo desempenhará sua função promovendo resultados multifuncionais na lavoura, tais como: bioestruturação física do solo, saúde ecológica do solo e da planta, maior eficiência nutricional e consequentemente, maior produtividade.

Devido à importância e impacto da eficiência nutricional no sistema agrícola, esse foi o tema escolhido para um dos episódios do Podcast Conexão Microgeo. No bate papo, Ricardo Andrade Silva, pesquisador na Solo e Planta Consultoria Agronômica e doutor em fitotecnia pela Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), contou que os fatores ambientais controlam quase 80% da demanda de assimilação de nutrientes nos sistemas de produção das plantas. “A gente sempre fala que para que haja uma doença agressiva tem que ter um ambiente favorável, hospedeiro suscetível e um patógeno virulento. Por isso não tem como eu ter um ambiente de alta produtividade onde o ambiente físico e químico é muito bom, mas o biológico está aquém disso”, explicou Silva.

Fabiene de Paula Rodrigues, Mestre em Olericultura (cultura do milho) pela IFG (Instituto Federal de Goiás) e Coordenadora de Desenvolvimento de Mercado da Microgeo da região do MATOPIBA, lembrou que quando o ambiente está em equilíbrio e com o microbioma enriquecido, a planta, diante de intempéries, interage de melhor forma e eleva o aproveitamento dos nutrientes.

“Temos muitos trabalhos que reforçam como é essencial o manejo do microbioma do solo com a adubação biológica para garantir maior eficiência nutricional nas plantas. De maneira global a função benéfica dos microrganismos está baseada em três pilares: primeiro o sistema de competitividade direta entre microrganismos benéficos e malefícios; segundo fertilidade de solo: física, química e biológica e em terceiro as interrelações que os microrganismos estabelecem com esses outros aspectos da fertilidade”, reforça Fabiene.

Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a produção de grãos no Brasil, por exemplo, cresceu mais de 300% entre 1997 e 2020, enquanto a área plantada cresceu apenas 60% no mesmo período. Isso demonstra que a evolução das tecnologias tem influenciado nos resultados e aumento de produtividades. O Adubo Biológico produzido com Microgeo® é um desses exemplos que garante inúmeros benefícios para o solo e para a planta. Além de ser a única solução no mercado que restabelece o microbioma do solo com ganhos significativos em eficiência nutricional, bioestruturação do solo e saúde ecológica do solo e da planta, gerando maior produtividade, lucratividade e sustentabilidade.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.