Combate ao Mosquito
Agronegócio

Lula critica postura tarifária de Trump e alerta: isso não vai funcionar, entenda o impacto econômico

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta segunda-feira (8) a política tarifária adotada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificando-a como insustentável. Durante um evento com empresários em São Paulo, Lula afirmou que as recentes medidas protecionistas impostas por Trump não devem prosperar e podem comprometer o equilíbrio econômico mundial.

“Estou observando o comportamento do presidente Trump nos Estados Unidos e, sinceramente, não sei o que vocês, empresários, pensam, mas acredito que isso não vai dar certo. Ninguém conduz um transatlântico daquele porte, carregado como está, da forma como as coisas estão sendo feitas lá”, declarou Lula, em referência à imposição de barreiras comerciais por parte do governo norte-americano.

“Não se dita regras sozinho”, afirma Lula

O presidente também expressou preocupação com o que considera uma postura unilateral por parte do ex-mandatário norte-americano. “Um cidadão sozinho acha que pode ditar as regras para tudo o que acontece no mundo. Eu temo em dizer que isso pode não funcionar”, afirmou Lula.

O chefe do Executivo brasileiro ressaltou a importância de o Brasil manter autonomia e equilíbrio na formulação de suas decisões econômicas e comerciais. “É fundamental que saibamos qual projeto de país queremos e que tenhamos condições de colocá-lo em prática com base na nossa realidade”, acrescentou.

Crítica ao abandono do livre comércio

Lula também destacou a incoerência de países desenvolvidos, como Estados Unidos e Reino Unido, que durante décadas defenderam o livre comércio e a globalização, criticando práticas protecionistas. Segundo o presidente, essa lógica estaria sendo revertida pela atual gestão norte-americana, em contradição com o discurso histórico dessas nações.

O discurso de Lula acontece em um momento de incertezas nas relações comerciais internacionais, com crescente adoção de medidas unilaterais e protecionistas por parte de potências globais.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.