LUCAS DO RIO VERDE

Lucas do Rio Verde elabora Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos: Saiba mais!

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde deu início à construção do novo Plano Municipal de Saúde (PMS), que vai orientar as políticas públicas da área entre 2026 e 2029. A primeira reunião técnica foi realizada na tarde desta segunda-feira (14), reunindo coordenadores e supervisores da pasta, além da secretária Fernanda Heldt Ventura e da secretária-adjunta Daiane Batista.

O encontro também contou com a participação do responsável pelo Planejamento em Saúde, Enéias da Rocha, e da coordenadora do Centro de Reabilitação Municipal, Ana Paula Enzweiller. De acordo com a secretária Fernanda, o PMS é elaborado sempre no primeiro ano de gestão e tem validade de quatro anos, sendo o principal instrumento para nortear as metas, investimentos e ações do setor.

“É onde colocamos a análise situacional do município, as metas, o que necessita ampliar, seja em serviços ou infraestrutura física. O PMS é um instrumento bastante robusto, que retrata as necessidades do município em relação à saúde”, explicou Fernanda.

Ao todo, serão promovidas dez reuniões com as equipes técnicas da Saúde. O processo também inclui a realização de uma audiência pública, etapa essencial para que a população e entidades locais contribuam com sugestões e participem da validação das propostas junto ao Conselho Municipal de Saúde.

A análise situacional já foi concluída, e a equipe técnica está discutindo os próximos passos com base nesse diagnóstico. “A próxima etapa é essencial, ouvir a opinião de quem realmente utiliza o serviço”, destacou a secretária.

Entre as metas já definidas, estão a manutenção da cobertura de 100% da Atenção Primária à Saúde, a ampliação dos serviços de média e alta complexidade e o credenciamento junto ao Ministério da Saúde para a instalação de uma UPA 24 Horas no município.

Fernanda enfatizou ainda que as diretrizes do novo Plano Municipal de Saúde devem estar alinhadas ao Plano de Governo do prefeito Miguel Vaz e aos instrumentos de gestão municipal e federal, como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o sistema DigiSUS.

“O PMS é o principal instrumento de planejamento, porque direciona as ações da Saúde, interligado aos compromissos da gestão municipal e aos sistemas de controle e desenvolvimento do Governo Federal”, concluiu a secretária.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.