Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Inovação na Colheita de Arroz: Vitrines Tecnológicas Apresentam Soluções para a Produção em Terras Baixas

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá


Foto:
Paulo Rossi

As vitrines tecnológicas, lavouras demonstrativas que apresentam inovações em nutrição de plantas, irrigação, sementes e agroquímicos, são um dos grandes destaques da 35ª Abertura Oficial da Colheita de Arroz e Grãos em Terras Baixas. O evento, realizado na Estação Experimental da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), segue até esta quinta-feira, 20 de fevereiro, reunindo centenas de produtores rurais, técnicos, pesquisadores e estudantes.

“Todos os anos, empresas do setor apresentam as mais recentes inovações em cultivares, agroquímicos e produtos biológicos. Novas práticas de manejo e métodos de irrigação também estão sempre em evidência”, destaca André Mattos, diretor técnico da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).

Este ano, o evento chama atenção para a integração de diferentes tecnologias aplicadas à produção de arroz e soja. No cultivo de arroz, destacam-se sistemas como o Provisia, herbicida eficiente no controle de plantas daninhas; o Maxace, tecnologia de sementes que auxilia na erradicação do arroz vermelho e do capim-arroz sem afetar a lavoura; o Full Page, cujas sementes apresentam tolerância a herbicidas do grupo das imidazolinonas; e o Clearfield, um sistema de produção que tolera herbicidas e potencializa o controle de plantas invasoras.

Para a soja, estão em demonstração os sistemas Enlist e Xtend, que combinam sementes biotecnológicas, herbicidas e genética para otimizar o manejo de plantas daninhas e lagartas. Também são apresentados avanços na soja IPRO, variedade tolerante ao glifosato e resistente a insetos subterrâneos, além da soja RR, igualmente resistente ao glifosato, que auxilia no controle de ervas daninhas e melhora a produtividade das lavouras. “Aqui na vitrine, o produtor pode visualizar como manejar da melhor forma cada uma dessas tecnologias”, enfatiza Mattos.

O diretor da Federarroz também celebra o aumento da participação no evento. “A cada edição, registramos um crescimento expressivo no público. Isso reforça o interesse pelas inovações e, ao mesmo tempo, nos desafia a trazer cada vez mais novidades”, avalia.

A 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas é organizada pela Federarroz, com correalização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O evento conta com Patrocínio Premium do Instituto Riograndense do Arroz (Irga) e apoio da Prefeitura Municipal de Capão do Leão. Neste ano, o tema central é “Produção de Alimentos no Pampa Gaúcho – Uma Visão de Futuro”.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.