O Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) formalizou um acordo de cooperação tĂ©cnica com a Empresa Brasileira de Pesquisa AgropecuĂĄria (Embrapa) e o PrĂł-Oliva para a criação de um grupo de pesquisa voltado ao aprimoramento do cultivo de oliveiras no Brasil. A reuniĂŁo que selou essa parceria ocorreu na Ășltima quarta-feira, 26 de fevereiro, na sede da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas (RS).
O presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes, destacou que o objetivo do acordo Ă© fortalecer a cooperação tĂ©cnica entre as entidades e viabilizar um fundo de pesquisas que impulsione o desenvolvimento da olivicultura no paĂs. âTambĂ©m oficializamos o convite Ă Embrapa para participar da 13ÂȘ Abertura da Colheita da Oliva, que ocorrerĂĄ no dia 7 de março, em Cachoeira do Sul (RS), e tivemos a pronta aceitação do chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Waldyr Stumpf JĂșniorâ, afirmou Fernandes.
Protocolo de intençÔes e novas parcerias
Durante a cerimÎnia de abertura da colheita, serå assinada ainda a formalização de um protocolo de intençÔes para captar apoio institucional e recursos financeiros voltados à pesquisa. Essa iniciativa contarå com o envolvimento da Embrapa e da Secretaria da Agricultura, Pecuåria, Produção Sustentåvel e Irrigação (Seapi).
A reuniĂŁo na Embrapa Clima Temperado tambĂ©m contou com a participação da chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, Rosane Martinazzo, do chefe-adjunto de TransferĂȘncia de Tecnologia, Leonardo Ferreira Dutra, e dos pesquisadores SĂ©rgio Renan Alves, RogĂ©rio Oliveira Jorge e Jair Costa Nachtigal.
A nova parceria reforça o compromisso das entidades em impulsionar a olivicultura nacional, promovendo pesquisas que possam aprimorar a produtividade e a qualidade do setor.
Fonte: portaldoagronegocio