A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) tem reforçado seu foco na saúde masculina, especialmente no combate ao câncer de próstata, uma doença que o Inca estima atingir mais de 70 mil novos casos no Brasil em 2025.
O esforço legislativo se baseia em leis já existentes, como a que instituiu o Dia de Combate e Conscientização do Câncer de Próstata em 29 de agosto, e projetos de lei em tramitação.
As propostas atuais buscam ampliar o cuidado, incluindo a criação do Programa “Homem com Saúde”, que prevê a utilização de unidades móveis de rastreamento e a realização de mutirões regionais. Há também projetos específicos para levar atendimento itinerante ao meio rural e garantir o cumprimento de prazos para o início do tratamento oncológico.
O urologista Rodolfo Garcia Borges alerta que, como a doença é majoritariamente silenciosa, os homens devem realizar os exames de rastreamento anualmente a partir dos 45 anos, mesmo na ausência de sintomas.
O diagnóstico precoce é feito pela associação do toque retal e do exame de sangue PSA, ambos disponíveis gratuitamente pelo SUS e cruciais para aumentar as chances de cura. O suporte emocional e familiar também é visto como um fator essencial durante o tratamento, conforme a experiência de Mário Corassa, servidor da ALMT.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






