Um homem foi preso na noite desse domingo (20) em Lucas do Rio Verde (MT), após agredir e ameaçar de morte sua esposa, além de efetuar um disparo de arma de fogo dentro da residência do casal, localizada em uma fazenda a cerca de 35 quilômetros do município. A prisão foi efetuada em ação conjunta da Guarda Civil Municipal (GCM) e investigadores da Polícia Civil.
De acordo com o registro policial, uma guarnição da GCM estava em patrulhamento quando avistaram um indivíduo desferindo socos contra uma caminhonete Toyota Hilux preta, na Avenida das Acácias, esquina com a Rua das Tulipas. O homem também apontava o dedo em direção à vítima, que estava dentro do veículo, visivelmente abalada, em prantos e vestindo pijama.
Ao realizarem a abordagem, os investigadores constataram que o homem ameaçava a esposa. A vítima relatou que havia sido agredida momentos antes na residência do casal, localizada na zona rural, e que o agressor havia puxado seus cabelos, apontado uma pistola para o seu rosto e efetuado um disparo para intimidá-la. Ela conseguiu escapar com ajuda de um funcionário da fazenda.
A Guarda Civil Municipal foi acionada e compareceu ao local. A vítima apresentava vermelhidão no pescoço, indício compatível com tentativa de estrangulamento, e relatou ainda que o agressor teria fugido da fazenda com a caminhonete usada na abordagem.
Posteriormente, a vítima retornou à residência acompanhada das guarnições, com o objetivo de retirar seus pertences. No local, indicou os pontos onde o agressor escondia armas, que não foram localizadas. No entanto, os agentes encontraram um arsenal de munições e cápsulas deflagradas:
76 cartuchos deflagrados de calibre 20
3 cartuchos deflagrados de calibre 12
35 munições de calibre 9 mm
216 estojos de calibre 9 mm deflagrados
2 munições calibre 38
2 cartuchos de calibre 16 deflagrados
1 carregador de pistola 9 mm
1 case de pistola
Também foi encontrada uma cápsula deflagrada no chão da residência e uma marca na parede que pode ter sido causada pelo disparo da arma de fogo. A polícia apurou que o agressor não possui qualquer registro legal de armas em seu nome.
O gerente da fazenda confirmou aos agentes que precisou intervir fisicamente para separar o casal no momento em que o agressor tentava estrangular a vítima.
Após diligências, o homem foi localizado, preso, informado de seus direitos e conduzido à Delegacia de Polícia Judiciária Civil. Ele não apresentava lesões e não foi necessário o uso de algemas. A caminhonete usada pelo suspeito também foi entregue à delegacia. O caso segue sob investigação e ele poderá responder por tentativa de feminicídio, posse ilegal de munição e ameaça.
Fonte: cenariomt