CENÁRIO AGRO

Gaseificação da biomassa para substituição de combustíveis fósseis

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Gaseificação da biomassa para substituição de combustíveis fósseis

O melhor exemplo disso é o que ocorrerá nos fornos de cal, onde o óleo combustível, derivado do petróleo, é substituído pelo gás proveniente dos cavacos de madeira, ou biomassa (Syngas). No processo de gaseificação da madeira ocorre a queima incompleta, onde acontece a ruptura da estrutura molecular da madeira ao ser submetida a altas temperaturas e ausência de oxigênio.

O gás então será queimado nos Fornos de Cal a uma temperatura de mais ou menos 900°C, substituindo em torno de 250 toneladas/dia de combustível fóssil, contribuindo de forma significativa para uma atmosfera mais limpa, sustentável e saudável, com respeito ao meio ambiente e às pessoas.

Obras ganham altura, a exemplo das Máquinas Extratoras

As obras da nova fábrica já entraram na fase de verticalização com a implantação de pilares pré-moldados de concreto. Os maiores deles até agora têm 21 metros de altura e 52 toneladas cada – o que equivale a quase 60 carros populares.

Uma das grandes estruturas verticais que contam com pilares pré-moldados são as Máquinas Extratoras, que têm a função de secar a celulose na etapa das Máquinas Extratoras. Só elas contarão com 27 pilares dessa magnitude, de um total de 262 pilares.

VOCÊ SABIA?

Na categoria peso-pesado, gigantescos guindastes serão utilizados nas obras da nova fábrica. Para se ter uma ideia, o primeiro guindaste de esteiras treliçado com capacidade de 400 toneladas, já está montado para a fase inicial da montagem das colunas e estruturas da Caldeira de Recuperação.

Informações à Imprensa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.