Um bebê de 1 ano e 5 meses foi salvo por policiais militares da Força Tática na noite desta quinta-feira (7), em Rondonópolis (MT), após se engasgar com leite materno. O caso ocorreu por volta das 21h no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias, onde está sendo realizada a feira agropecuária da cidade. VÍDEO NO FINAL DA MATÉRIA
Segundo informações da Polícia Militar, a mãe da criança contou que o filho se engasgou em casa, no bairro Celina Bezerra. Ao perceber que o menino não estava respirando, ela pediu ajuda a um vizinho, que a levou até o Parque de Exposições, onde havia grande presença de policiais por conta do evento.
No local, a família foi recebida por uma guarnição da Força Tática. O 2º sargento PM Wellinton iniciou imediatamente a Manobra de Heimlich, técnica utilizada para desobstruir vias aéreas em casos de engasgo. Sem sucesso, foi realizado o procedimento de sucção nasal e bucal, mas a criança ainda não respirava.
Diante da gravidade, o comandante da Força Tática, tenente-coronel Candido, interveio introduzindo o dedo indicador na boca do bebê, conseguindo liberar as vias aéreas. A criança voltou a respirar, ainda com dificuldades, mas o tempo ganho foi suficiente para levá-la ao atendimento médico.
A equipe seguiu rapidamente até a base do SAMU na Vila Operária, onde o menino recebeu os primeiros cuidados e, em seguida, foi encaminhado ao Pronto Atendimento Infantil. Ele permanece internado em observação por pelo menos 12 horas, conforme orientação médica.
O ato rápido e coordenado dos policiais foi decisivo para salvar a vida da criança. Imagens registraram o momento em que a viatura da Força Tática se desloca em alta velocidade para a base do SAMU.
VÍDEO
Ver essa foto no Instagram
Fonte: cenariomt