Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Elicit Plant: Tecnologia Inovadora para o Cultivo de Milho Avança nos Estados Unidos

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Elicit Plant, empresa francesa de agrobiotecnologia com operações na Europa e no Brasil, está se preparando para lançar nos Estados Unidos, em 2025, uma tecnologia pioneira voltada para o cultivo de milho. Através de sua plataforma única, chamada EliTerra®, a empresa desenvolveu um produto que aumenta a resiliência natural das plantas a estresses abióticos, como a escassez de água, e reduz em até 20% o consumo hídrico, sem comprometer o crescimento das plantas. A tecnologia já foi extensivamente testada em regiões de alta produtividade, com resultados promissores.

De acordo com Jean-François Déchant, CEO da Elicit Plant, a empresa está na vanguarda do enfrentamento dos desafios climáticos, que têm causado grandes prejuízos financeiros aos agricultores e ameaçado a soberania alimentar global. Atualmente, as soluções para lidar com a escassez de água no campo são limitadas, restringindo-se à irrigação e à seleção de variedades mais resistentes. Nesse cenário, a Elicit Plant se destaca ao oferecer uma abordagem inovadora baseada no uso de fitoesteróis, moléculas naturais derivadas de plantas que ativam uma série de respostas moleculares, fisiológicas e fenotípicas nas culturas.

“Essas moléculas permitem que as plantas se adaptem melhor às mudanças ambientais, aumentando sua resistência aos estresses abióticos e reduzindo o consumo de água, sem afetar negativamente o crescimento”, explica Déchant. A plataforma EliTerra®, que é o núcleo dessa inovação, foi projetada para atender às necessidades específicas de cada cultura, garantindo máximo desempenho e facilidade de uso para os agricultores. Até o momento, mais de 500 testes de campo foram realizados em três continentes, em diversas condições ambientais, resultando em ganhos de produtividade de 10% em média, e, em alguns casos, até 3 toneladas a mais por hectare no cultivo de milho.

A Elicit Plant também está realizando ensaios nos Estados Unidos, especialmente na região conhecida como Corn Belt, famosa por sua alta produtividade na produção de milho. Essa região, que abrange partes dos estados de Iowa, Illinois, Indiana, Ohio, Missouri, Nebraska e Michigan, é crucial para a agricultura norte-americana, sendo responsável por uma grande parte do milho consumido no país e exportado para o exterior.

Com o lançamento nos Estados Unidos, previsto para 2025, a Elicit Plant se consolidará como líder em um segmento de mercado altamente promissor, tornando-se a única empresa de AgTech a operar em três continentes (Europa, América do Sul e América do Norte), comercializando uma solução única para otimizar o consumo de água em culturas de grande escala, como milho, soja, trigo e girassol.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.