Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Custos de energia e rações colocam em risco produção de carne de frango da UE

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Custos de energia e rações colocam em risco produção de carne de frango da UE

A cadeia produtora de carne de aves está lutando para manter os níveis de produção devido aos preços muito altos de energia e ração. Em final de exercício, Paul Lopez, presidente da AVEC (“porta-voz do setor na União Europeia”), pede aos tomadores de decisão que priorizem a produção de alimentos e carne de aves, para garantir um fornecimento acessível e contínuo nas próximas semanas, de acordo com um comunicado de imprensa da organização .

Como aconteceu durante a crise do Covid-19, o setor de carne de aves está comprometido em trabalhar com as instituições europeias para garantir um fornecimento contínuo de produtos de aves de alta qualidade e acessíveis aos cidadãos da UE. Mas sem a intervenção dos formuladores de políticas, isso é e continuará sendo altamente desafiador.

Os produtores de carne de aves são afetados ao longo de toda a cadeia de abastecimento, por um aumento sem precedentes dos custos de energia (especialmente gás natural, combustível e eletricidade), CO2, embalagens e mão de obra externa que ameaçam a continuidade da produção. O fornecimento de energia e gás é especialmente crítico para a criação primária de aves e para manter seu bem-estar.

A invasão russa da Ucrânia também resultou num aumento substancial dos preços dos alimentos para animais, que representam 70 % do custo de produção das aves de corte. Isso levou a uma situação em que os avicultores podem preferir interromper completamente a produção nas próximas semanas, em vez de correr o risco de grandes perdas financeiras.

Existem enormes dificuldades para repassar os custos adicionais através da cadeia de suprimentos, por isso o apoio das autoridades é urgentemente necessário, afirma a organização avícola.

Os formuladores de políticas devem continuar a priorizar o setor de carne de aves para acesso a energia e ração, semelhante à crise do Covid, quando a avicultura foi considerada um setor crucial. No entanto, o simples acesso à energia e à matéria-prima não é suficiente. Se preços acessíveis e estáveis ​​não podem ser garantidos, a sobrevivência do setor está em jogo.

A AVEC acredita que a Comissão Europeia deve apoiar os Estados Membros a intervir para trazer os preços da energia para níveis razoáveis, aumentar a liquidez nos mercados de energia, diversificar o fornecimento de energia e buscar soluções como colocar um teto nos preços de energia/alimentação.

“A produção sustentável é nossa prioridade e vemos nosso setor como parte da solução quando o assunto é mudança climática”, disse o comunicado à imprensa. “Portanto, pedimos às autoridades que apoiem fortemente nosso setor para desenvolver e acelerar a transição para fontes sustentáveis ​​de energia, limitar a dependência de fornecedores estrangeiros de combustíveis fósseis e rações e aumentar a resiliência do setor”.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.