CENÁRIO AGRO

Cultivo de tomate protegido sem solo tem bons resultados

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Cultivo de tomate protegido sem solo tem bons resultados

Desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o sistema de cultivo protegido de tomate sem solo, tem mostrado resultados surpreendentes na região de Serra da Ibiapa, no Ceará. A produção de tomate alcançou 166 toneladas por hectare ao ano.  

Foram levadas em consideração, os dois ciclos de cultivo de 180 dias/ano. De acordo com pesquisadores da Embrapa, “os tomates foram comercializados em sua totalidade com preços acima dos produzidos em sistema tradicional”. Os resultados são satisfatórios, já que são superiores à média produtiva da região que é de 63 toneladas.  

Os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento da produção de tomate em cultivo protegido sem solo, tiveram início na região em 2009. No Ceará, a cultura do tomate ocupada um papel importante no Estado, em 2020, por exemplo, a cidade de Guaraciaba do Norte, produziu 59.250 toneladas de tomate.  

Nesse tipo de cultivo sem solo do tomateiro, as plantas se desenvolvem em vasos ou sacos de cultivo, já as necessidades hídricas e nutricionais são desenvolvidas por meio de uma solução nutritiva. Além disso, o cultivo pode ser feito em qualquer época do ano. 

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.