CENÁRIO AGRO

Criação de equinos é tema de cursos em Caxambu

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Criação de equinos é tema de cursos em Caxambu

Dois cursos de trabalhador da pecuária (equinos): sanidade e primeiros socorros; manejo e alimentação, ministrados pelo instrutor Rivaldo Nunes, em Caxambu, no sul de Minas, surpreenderam participantes e arrancaram elogios. Cada curso teve duração de três dias, período em que os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a higiene, saúde, segurança, meio ambiente, raciocínio lógico, manejo animal, doenças e zoonoses, dentre diversos outros assuntos relativos à criação de cavalos.

Caxambu tem uma forte identificação com a criação de cavalos, principalmente com a raça mangalarga marchador, contando com diversas propriedades dedicadas ao animal. Além disso, também são parte da atração turística da cidade, com charretes que oferecem passeios pelos principais pontos de visitação, como mirantes, praças e o parque das águas.   

Para sindicato, cursos trouxeram conhecimento atualizado

Além de conseguir trazer temas pertinentes à criação de equinos, os cursos tiveram sucesso devido ao empenho e à experiência do instrutor. Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Caxambu, Eduardo Rafael, as últimas duas semanas foram de profundo aprendizado e muita gratidão. “Teve uma participação intensa de alunos, com diferentes formações.O instrutor é muito respeitado e os alunos puderam ter muito proveito. Nossa região possui muitos haras e criadores de equinos e há uma carência muito grande de mão de obra qualificada para atender às demandas, a qual requer conhecimento específico para mantermos o bem estar dos animais”, ressaltou Eduardo.

Rivaldo Nunes é médico veterinário e instrutor do curso, ressaltou que as turmas foram muito empenhadas. Todo aprendizado só foi possível pois eles desejavam aprender e puderam aproveitar o conteúdo. “Muito bom! Isso é gratificante e estimulante para o nosso trabalho! O interesse e participação ativa de quem participou dos cursos, deixou tudo melhor e mais prazeroso!”, afirmou.

Participantes aproveitaram oportunidade

Criadores de animais, médicos veterinários e trabalhadores rurais participaram. Valdenil dos Santos é funcionário em um haras e, mesmo com anos de carreira, aproveitou para colocar em dia o conhecimento, atualizando práticas e melhorando o manejo. “Um instrutor muito experiente, muito bom mesmo. Eu aprendi muito, temos duas éguas no cio no haras e tive conhecimento que agora vou poder aplicar. Nunca é demais aprender coisa boa, espero que me ajude muito. Tenho criação desde pequeno, mas nunca tinha tido um conhecimento formal nessa área, Só tenho a agradecer ao Sindicato Rural de Caxambu e ao Sistema Faemg”, afirmou. 

Daniela Knamp é criadora e aproveitou para aprender sobre a qualidade de vida dos animais. “É necessário garantir o bem estar, com condições adequadas de saúde e conforto para eles. O criador deve sempre se atentar para que o animal tenha desempenho satisfatório na sua finalidade, seja esporte, competição, trabalho, lazer. O manejo sanitário e alimentar, o manejo do dia a dia, tanto dos animais quanto das instalações se mostra como ponto crucial da criação”.

O policial aposentado Jean da Silva tem como hobby a criação de cavalos. Ele sempre teve animais, mas nunca tinha conseguido aprender formalmente sobre o manejo de equinos. “Quero parabenizar o sindicato e a todos os envolvidos em trazer esse curso. Para mim foi de muita valia. O instrutor é muito bom, a força de vontade dele de repassar o conhecimento é incrível e inspiradora. Sempre tive cavalo e percebi que muitos tratamentos que damos, às vezes está errado, espero aprender e repassar o que aprendi, pois isso é o que deve ser feito. O repasse da informação, para que todo mundo, até quem não veio, aprenda”

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.