Foto:
Cláudio Neves
As importações brasileiras de fertilizantes somaram 19,41 milhões de toneladas entre janeiro e junho de 2025. O volume representa um crescimento de 9,29% em relação ao mesmo período de 2024, de acordo com o Boletim Logístico de julho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com base em dados da plataforma Comex Stat.
Demanda do agronegócio impulsiona importações
Segundo a Conab, o aumento das importações ocorre mesmo diante da volatilidade nos preços e de restrições na oferta global. O principal fator por trás desse crescimento é a demanda constante do agronegócio, que já se movimenta para a próxima temporada.
“A procura por insumos agrícolas segue em expansão, especialmente em países como o Brasil, onde o setor produtivo se antecipa à safra 2025/26 com projeções positivas de produção”, destacou a Companhia.
Portos acompanham crescimento na movimentação
O avanço nas importações também se refletiu na movimentação dos principais portos brasileiros, com destaque para:
- Porto de Paranaguá (PR): Registrou o maior volume de entrada de fertilizantes, com 5,14 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2025, contra 4,32 milhões no mesmo período de 2024.
- Arco Norte: As movimentações somaram 3,75 milhões de toneladas, levemente acima das 3,65 milhões registradas no ano anterior.
- Porto de Santos (SP): Teve redução nas importações, com 2,82 milhões de toneladas, ante 3,38 milhões no primeiro semestre de 2024.
Setor agrícola segue otimista com nova safra
Para a Conab, o desempenho das importações revela o otimismo do setor agrícola brasileiro, que se prepara para mais uma safra recorde, mesmo diante de incertezas geopolíticas no cenário internacional.
Esse movimento reforça a importância dos fertilizantes como insumo estratégico, principalmente diante da antecipação das compras para garantir o abastecimento e a produtividade da safra 2025/26.
Fonte: portaldoagronegocio