Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Crescimento das Exportações do Agronegócio Brasileiro em Junho de 2024

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em junho de 2024, as exportações do agronegócio brasileiro atingiram USD 15,23 bilhões, valor 1,0% superior ao registrado em maio, mas 1,3% abaixo de junho de 2023, conforme dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex). No acumulado do primeiro semestre, o total exportado foi de USD 82,5 bilhões, uma ligeira queda de 0,4% em relação ao mesmo período do ano passado, embora este seja o segundo melhor semestre da história do agronegócio brasileiro.

Aumento nas Exportações de Soft Commodities

O relatório da Consultoria Agro do Itaú BBA revelou um significativo aumento no volume exportado de soft commodities no primeiro semestre de 2024, com destaque para algodão, açúcar e café. As exportações de pluma de algodão cresceram impressionantes 211% em comparação com o mesmo período de 2023. O açúcar refinado registrou um aumento de 70%, enquanto as exportações de café verde subiram 55%.

Participação da Soja e Outros Produtos

A soja representou 38,8% do valor total exportado no semestre, uma queda em relação aos 46% do primeiro semestre de 2023. Embora tenha havido um aumento de 2,2% no volume embarcado, a queda de 18,1% nos preços afetou sua participação em termos de valor. A celulose destacou-se com um aumento de 3,1% em volume e 15,9% em preços comparado ao primeiro semestre de 2023. Por outro lado, o milho e o óleo de soja tiveram quedas significativas no volume exportado, com reduções de 55% e 28%, respectivamente.

Principais Destinos e Diversificação

A China continua sendo o principal destino dos produtos agropecuários brasileiros, absorvendo 34,5% do total exportado no primeiro semestre de 2024. No entanto, essa participação é menor que a de 37,1% registrada no mesmo período de 2023. Outros destinos, como países emergentes asiáticos e nações do Oriente Médio, mostraram crescimento, indicando uma diversificação maior nos mercados.

Produtos Agrícolas Comprados pela China

Analisando os principais produtos agrícolas exportados para a China, observa-se que, devido à queda nos preços da soja, a participação da oleaginosa, em termos de valor, foi a menor dos últimos anos, mas ainda representa quase 75% do total exportado pelo agronegócio brasileiro. As exportações de carne bovina para a China tiveram um leve aumento, passando de 8,6% no primeiro semestre de 2023 para 8,9% em 2024. A celulose e o algodão também apresentaram avanços significativos, com aumentos de 1,2 e 3,7 pontos percentuais, respectivamente, em comparação com o primeiro semestre do ano passado.

Esses dados demonstram um panorama de crescimento e diversificação nas exportações do agronegócio brasileiro, refletindo a dinâmica e resiliência do setor em meio às variações de mercado.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.