O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso conseguiu extinguir dois incêndios florestais e mantém outros cinco focos ativos controlados nas últimas 24 horas. As operações seguem intensas, com equipes atuando em 41 focos de incêndio em diferentes regiões do estado neste sábado (6/9).
Os incêndios extintos ocorreram em Barra do Garças e na Área de Proteção Ambiental de Chapada dos Guimarães. Já os focos controlados estão em Nossa Senhora do Livramento (dois focos), Cláudia (dois focos) e Rondonópolis (um foco), todos sem risco de propagação imediata.
As equipes continuam o combate em municípios como Cuiabá, Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, Sinop, União do Sul e diversos outros pontos estratégicos. Em Barra do Garças, o combate se concentra na Serra do Roncador e no Parque Estadual da Serra Azul, com apoio de três aeronaves.
Em Vila Bela da Santíssima Trindade, as ações concentram-se em cinco focos distintos, enquanto Novo Mundo e Tesouro têm três focos ativos sendo combatidos simultaneamente. Os trabalhos envolvem equipes de campo, máquinas pesadas, caminhões-pipa, aeronaves e helicópteros, garantindo a contenção das chamas e a proteção de vidas, propriedades rurais e do meio ambiente.
O CBMMT também monitora 98 focos de calor em todo o estado, sendo 88 incêndios florestais, incluindo 17 em terras indígenas, e 10 queimadas irregulares. Entre as áreas indígenas afetadas estão o Parque do Xingu, Terra Indígena Marechal Rondon, Parabubure, Sarare, Sangradouro, Zoró, Ubawawe, Roosevelt e Pimentel Barbosa.
Os focos irregulares estão sendo fiscalizados pela Operação Infravermelho, com monitoramento feito a partir da Sala de Situação Central em Cuiabá, utilizando imagens de satélite para prevenção e responsabilização de infratores.
Desde o início do período proibitivo de uso do fogo, o Corpo de Bombeiros já extinguiu 189 focos em 105 municípios de Mato Grosso, incluindo áreas urbanas e rurais.
Nas últimas 24 horas, foram registrados 179 focos de calor, distribuídos entre Amazônia (97), Cerrado (78) e Pantanal (4), segundo o Programa BDQueimadas do Inpe. O CBMMT reforça que a utilização do fogo é proibida durante todo o ano nas áreas urbanas e em períodos específicos nas regiões de Pantanal, Amazônia e Cerrado.
Denúncias de incêndio podem ser feitas imediatamente pelos números 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).
Fonte: cenariomt