BARRA DO GARÇAS MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros de Mato Grosso atua no combate a 31 incêndios florestais em diferentes cidades

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso mantém 5 focos de incêndio ativos controlados nas últimas 24 horas. Nesta quarta-feira (10.9), as equipes seguem atuando diretamente no combate a 31 incêndios em diferentes regiões do Estado.

Os focos controlados, que não apresentam risco imediato de propagação por estarem contidos em perímetros seguros, estão localizados nos municípios de Cláudia, Tapurah, Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade e Novo Mundo.

Em Vila Bela da Santíssima Trindade, os bombeiros concentram esforços no controle de quatro focos ativos. Já em Barra do Garças, dois focos estão sendo combatidos, com apoio de aeronaves, maquinário, brigadistas e equipes em solo, especialmente nas regiões da Serra do Roncador e do Parque Estadual da Serra Azul.

Outros municípios com focos ativos incluem Chapada dos Guimarães (3 focos), Tesouro, São José do Rio Claro e Juína (2 focos cada). As operações continuam em localidades como Paranatinga, Nova Maringá, Cláudia, Tapurah, Boa Esperança do Norte, Nova Ubiratã, Sinop, União do Sul, Torixoréu, Novo Santo Antônio, Confresa, Cáceres, Colniza, Tangará da Serra, Novo Mundo e Nova Monte Verde.

O combate às chamas conta com maquinário pesado, caminhões-pipa, aeronaves e helicóptero, visando proteger vidas, propriedades rurais e o meio ambiente. O trabalho é apoiado por grupos de aviação, Defesa Civil, Centro Integrado de Operações Aéreas e Polícia Militar, atuando de forma integrada.

O Corpo de Bombeiros monitora 104 focos de calor ativos em todo o Estado, sendo 89 incêndios florestais (22 em terras indígenas) e 15 queimadas irregulares. As áreas indígenas com focos incluem Parque do Xingu (Gaúcha do Norte), Terra Indígena Sangradouro (Poxoréu), Marechal Rondon (Paranatinga), Zoró (Rondolândia), Sarare (Conquista D’Oeste), Roosevelt (Rondolândia), Areões (Nova Nazaré) e Capoto/Jarina (Peixoto de Azevedo). Nesses locais, o combate é responsabilidade do Governo Federal.

Os 15 focos de queimadas irregulares estão sendo monitorados pela Operação Infravermelho em Cuiabá, utilizando imagens de satélite e tecnologia para prevenir e responsabilizar infratores.

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo, o Corpo de Bombeiros já extinguiu 198 focos ativos em cidades como Acorizal, Água Boa, Alta Floresta, Chapada dos Guimarães, Cáceres, Sinop, Barra do Garças, Nova Ubiratã e Vila Bela da Santíssima Trindade, entre outras.

Nas últimas 24 horas, 268 focos de calor foram registrados em Mato Grosso, sendo 165 na Amazônia, 92 no Cerrado e 11 no Pantanal, segundo dados do Programa BDQueimadas do Inpe.

O CBMMT reforça a proibição do uso do fogo em áreas rurais: de 1º de junho a 31 de dezembro no Pantanal, e de 1º de julho a 30 de novembro na Amazônia e Cerrado. Nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido o ano inteiro. Denúncias devem ser feitas pelo 193 (Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.