O Corpo de Bombeiros Militar de Lucas do Rio Verde (13ª CBM) emitiu um alerta à população sobre os riscos no uso de linhas com cerol durante a prática de soltar pipas na área urbana do município. O cerol, também conhecido como linha chilena, é uma mistura de cola com vidro moído, limalha de ferro ou pó de quartzo, aplicada nas linhas para cortar outras pipas durante disputas recreativas. VÍDEO NO FINAL DA MATÉRIA
Segundo o sargento BM Alexsandre Silva, essa prática é extremamente perigosa e pode causar acidentes fatais. “O uso de cerol pode gerar severos ferimentos, principalmente no pescoço de motociclistas, ciclistas e pedestres, podendo inclusive levar à morte”, destacou.
Recentemente, os militares registraram a ocorrência de uma arara-canindé encontrada ferida no telhado de uma residência no bairro Jardim das Palmeiras. A ave se enroscou em uma linha com cerol e sofreu graves lesões nas asas, sendo encaminhada para tratamento no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do município.
Outro caso de risco foi registrado na última segunda-feira (1º), quando motociclistas que trafegavam pela Avenida das Nações, no bairro Jaime Seitti Fujii, se depararam com linhas atravessadas na via, aumentando o perigo de acidentes.
O Corpo de Bombeiros reforça o pedido de conscientização para que pais e responsáveis orientem as crianças e adolescentes sobre os riscos do uso do cerol. Além de ameaçar a vida humana, a prática traz sérias consequências para a fauna local.
VÍDEO:
Ver essa foto no Instagram
Fonte: cenariomt