Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Confiança da indústria recua em fevereiro: impactos e sinalizações para o setor econômico

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A confiança da indústria brasileira registrou uma leve queda em fevereiro, mantendo um cenário de cautela entre os empresários quanto à situação atual dos negócios. É o que aponta o levantamento divulgado nesta quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 0,1 ponto em relação a janeiro, chegando a 98,3 pontos. Já o Índice de Situação Atual (ISA), que reflete a percepção dos empresários sobre o momento presente, caiu 0,5 ponto, alcançando 100,4 pontos.

Por outro lado, o Índice de Expectativas (IE), que mede a percepção para os próximos meses, apresentou avanço de 0,4 ponto, atingindo 96,3 pontos.

“As expectativas de curto prazo para produção e contratação mostraram avanço no mês, compensando parte do resultado negativo de janeiro. No entanto, em um horizonte maior, de seis meses, o sentimento dos empresários revela pessimismo generalizado entre os segmentos”, avaliou Stéfano Pacini, economista do FGV Ibre.

Pacini destacou ainda que fatores macroeconômicos, como a elevada taxa de juros e a desvalorização cambial, somados à perspectiva de desaceleração da economia, podem representar desafios para a indústria em 2024, apesar dos bons resultados obtidos até o momento. Atualmente, a taxa básica de juros Selic está em 13,25% ao ano, e o Banco Central já sinalizou um aumento de 1 ponto percentual para março.

Apesar do cenário cauteloso, os estoques seguem em níveis satisfatórios, com leve melhora na percepção da demanda. Entre os componentes do ISA, a piora mais significativa ocorreu na avaliação sobre a situação atual dos negócios, que recuou 2,9 pontos, chegando a 96,1 pontos, na quarta queda consecutiva do indicador.

Em sentido oposto, o nível de estoques avançou 0,9 ponto no mês, alcançando 95,3 pontos, o melhor resultado desde fevereiro de 2022 (89,9 pontos). A FGV ressalta que, quando esse indicador supera os 100 pontos, sinaliza que a indústria opera com estoques excessivos ou acima do desejável.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.