Produção recorde e novos desafios no campo
A produção brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas deve atingir o volume recorde de 323,8 milhões de toneladas em 2025, de acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa um crescimento de 10,6% em relação à safra de 2024, que totalizou 292,7 milhões de toneladas.
Apesar do cenário promissor, os produtores rurais ainda enfrentam desafios estruturais importantes, como oscilações climáticas, incidência de pragas, problemas logísticos e dificuldades no acesso ao crédito.
Resiliência no campo exige cautela e inovação
Para Robson Rizzon, Chief Commercial Officer da Orbia, maior plataforma digital integrada do agronegócio na América Latina, os agricultores brasileiros seguem resilientes, mas precisam redobrar os cuidados em seus investimentos:
“O produtor brasileiro demonstra grande resiliência, mas enfrenta desafios até a colheita, o que demanda mais cautela em cada investimento e a busca por novas tecnologias que potencializem sua produção”, avalia Rizzon.
Com o fim da colheita de culturas como a soja e a avaliação dos resultados da safra, o planejamento para o próximo ciclo torna-se essencial. Nesse contexto, programas de fidelidade e recompensas ganham relevância por permitir que produtores maximizem recursos já aplicados, obtendo condições diferenciadas na aquisição de produtos e serviços voltados à lavoura e ao dia a dia no campo.
Soluções integradas para facilitar o planejamento rural
Atenta a esse momento estratégico, a Orbia oferece soluções financeiras e comerciais que visam auxiliar o produtor em sua gestão. Durante o mês de abril, a empresa promove uma campanha com descontos de até 65% para o resgate de produtos e serviços voltados tanto à propriedade quanto ao uso pessoal do agricultor.
Entre os benefícios adicionais estão frete grátis, cupons exclusivos e ofertas diárias. A Orbia também disponibiliza limite pré-aprovado para compra de insumos com prazo de pagamento de até 12 meses, o que representa um alívio ao fluxo de caixa dos produtores, especialmente enquanto aguardam definições do Plano Safra.
Inovação como aliada da eficiência
A proposta, segundo Rizzon, é estar presente em todas as etapas da jornada do produtor rural:
“Nosso objetivo é estar ao lado do agricultor em cada etapa da sua jornada, garantindo que ele tenha acesso a ferramentas que o ajudem a enfrentar os desafios e a tornar sua produção cada vez mais eficiente. Com desafios e oportunidades no horizonte, o setor agrícola segue demonstrando sua força, e nós seguimos impulsionando a inovação e eficiência no setor”, conclui.
Com iniciativas que integram tecnologia, gestão e crédito, empresas como a Orbia demonstram que o fortalecimento da agricultura brasileira passa também pelo apoio contínuo ao produtor, oferecendo soluções práticas e sustentáveis para um setor cada vez mais competitivo.
Fonte: portaldoagronegocio