Sophia @princesinhamt
Política

Comissão formada por ex-aliados pode levar à cassação de Emanuel Pinheiro

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Conteúdo/ODOC – Na sessão realizada nesta terça-feira (12) na Câmara Municipal de Cuiabá, foram definidos os membros da Comissão Processante responsável por investigar possíveis irregularidades que podem levar à cassação do mandato do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Os vereadores Edna Sampaio (PT), Rogério Varanda (MDB) e Wilson Kero Kero (Podemos) foram escolhidos por meio de sorteio para compor o grupo.

A formação da Comissão Processante ocorreu via sorteio, após a aprovação de um requerimento de abertura do processo durante a mesma sessão. Agora, os parlamentares terão a tarefa de definir entre si quem será o presidente, o relator e o membro da comissão.

O pedido de abertura do processo contra o prefeito Emanuel Pinheiro partiu do vereador Felipe Corrêa (Cidadania), após o chefe do Executivo ser afastado do cargo pela segunda vez na semana anterior. As acusações envolvem o suposto envolvimento de Pinheiro em uma organização criminosa voltada para desviar recursos da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.

Apesar de Emanuel Pinheiro ter enviado um documento aos parlamentares solicitando que o requerimento não fosse apreciado na sessão de terça-feira, os vereadores decidiram seguir com o procedimento, dando continuidade ao processo de investigação que pode resultar na cassação do mandato do prefeito da capital mato-grossense.

Afastamento

Com 16 votos sim e oito não, os vereadores de Cuiabá aprovaram a instalação de uma Comissão processante contra o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB).

A base para o pedido foi a decisão do desembargador Luiz Ferreira da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que de forma monocrática determinou o afastamento do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), no início do mês.

Em plenário, o único vereador a se posicionar favorável ao prefeito e contra a comissão processante foi o vereador Luis Claudio. Segundo ele, “a comissão processante começa com pinceladas de irregularidades. Isso poderá parar na justiça, ser questionado pelo prefeito”, argumentou.

Favoráveis à comissão processante votaram os vereadores Dilemário Alencar (Podemos), Sargento Joelson (PSB), Demilson Nogueira (PP), Maysa Leão (Republicanos), Michelly Alencar (União), Eleus Amorim (Cidadania), Luiz Fernando (União), Edna Sampaio (PT), Eduardo Magalhães (Cidadania), Jeferson Siqueira (PSD), Kássio Coelho (PRD), Lilo Pinheiro (PDT), Marcus Brito Jr (PV), Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania), Rogério Varanda (MDB) e Wilson Kero Kero (Podemos).

Contrários à comissão se posicionaram os vereadores Adevair Cabral (PRD), Luis Cláudio (PP), Cezinha Nascimento (União), Didimo Vovô (PSB) Paulo Henrique (PV), Mario Nadaf (PV), Sargento Vidal (MDB)  e Ricardo Saad (PSDB).

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.