Experiência imersiva encanta público em Viçosa
A Carreta Agro pelo Brasil, iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Sistema Faemg Senar, foi um dos grandes destaques da 95ª Semana do Fazendeiro, realizada em Viçosa (MG).
Durante o evento, 4.196 pessoas visitaram o espaço itinerante, vivenciando uma experiência imersiva com sons, luzes e vídeos em 360°, que retrataram a história da terra e da agropecuária brasileira.
Participação de escolas e incentivo à educação fora da sala de aula
O projeto recebeu crianças, jovens e adultos, com destaque para a participação de escolas da região, incluindo grupos dos municípios de Paula Cândido, Piranga, Divino e Viçosa.
A secretária de Educação de Paula Cândido, Glodoalda Brustolini, elogiou a ação. “As crianças ficaram encantadas com cada detalhe. A educação também acontece fora da sala de aula, e essa parceria mostra como é possível transformar conhecimento em algo vivo e inspirador”, afirmou.
Tecnologia e realidade virtual aproximam o agro do público
Mais de 500 visitantes também exploraram o setor agropecuário por meio de óculos de realidade virtual oferecidos pelo Sistema Faemg Senar. O gerente regional do sistema em Viçosa, Marcos Reis, comemorou os resultados: “Trouxemos inovação, tecnologia e vimos o envolvimento de pessoas de todas as idades. Fizemos um excelente trabalho em prol do desenvolvimento do agronegócio”.
Degustações e valorização da cadeia produtiva
A programação incluiu Degustações Comentadas de produtos como bolos, café, kombucha e pratos à base de carne suína, preparados pelo chef viçosense Duda Pádua, que também assinou um almoço especial para autoridades e convidados.
Renato Laguardia, vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, destacou a importância da iniciativa: “A cadeia produtiva do agro vai até o alimento na mesa. Esse encontro com chefs reforça o reconhecimento da importância do setor”. A ação contou com apoio da Saudali Alimentos.
Produção de conteúdo e valorização do conhecimento técnico
Durante o evento, também foram gravados episódios de podcasts com especialistas em temas como piscicultura ornamental, cafeicultura, pecuária, silvicultura e fruticultura. O conteúdo será disponibilizado no canal Agro pelo Brasil no YouTube.
Capacitação para produtores e trabalhadores rurais
Ao lado do Sindicato dos Produtores Rurais (SPR) de Viçosa, o Sistema Faemg Senar ofereceu 60 cursos durante a Semana do Fazendeiro, beneficiando centenas de produtores e trabalhadores rurais.
Entre os participantes, a produtora Luzia Reis, de 75 anos, de Ponte Nova, destacou a importância da formação. “Já vou começar a colocar em prática as novidades”, disse ela, que já atua na produção de doces e embutidos e agora aprendeu técnicas para produção de derivados de café e queijo coalho.
O casal capixaba Esther Martins e Pedro Carnielli participou, pela segunda vez, da degustação comentada de cachaças. Este ano, o motivo foi especial: o casamento do casal em setembro. “Viemos escolher a cachaça do nosso casamento”, contou a noiva.
Encontro de lideranças reforça troca de experiências e alinhamento de estratégias
Cerca de 50 presidentes e agentes de desenvolvimento rural de sindicatos da regional Viçosa participaram da reunião anual de alinhamento do Sistema Faemg Senar. Além da troca de experiências, o grupo participou de palestras sobre temas jurídicos, sindicais e pedagógicos.
Geraldo Gomes, presidente do SPR de Dom Silvério, avaliou positivamente o encontro. “Aprendemos muito aqui e queremos mais encontros como esse”.
O gerente do INAES, Bruno Rocha, apresentou o Programa Contra Estratégica, voltado à redução de custos de produção. A vice-presidente do SPR de Divino, Viviane Cunha, destacou: “É uma proposta espetacular, especialmente para os pequenos e médios produtores, que representam a maioria no nosso município”.
Fonte: portaldoagronegocio