O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu, nas últimas 24 horas, dois incêndios florestais e continua, nesta quinta-feira (7), atuando no controle de outras duas ocorrências no estado. Uma das chamas foi debelada em Confresa e a outra em uma fazenda de Lucas do Rio Verde, com apoio de brigadistas.
No momento, equipes combatem focos em Cláudia e em uma propriedade às margens da MT-326, em Cocalinho. Ao todo, há 26 focos de calor ativos sob monitoramento, sendo 10 em terras indígenas e 16 relacionados a queimadas irregulares.
As áreas indígenas afetadas incluem seis focos na Terra Indígena Marechal Rondon, em Paranatinga; dois na Terra Indígena Zoró, em Rondolândia; um na Terra Indígena Pimentel Barbosa, em Canarana; e um na Terra Indígena São Domingos, em Luciara. Por exigência legal, o combate nestas regiões depende de autorização e ação de órgãos federais.
Os demais focos são acompanhados pela Operação Infravermelho, que utiliza imagens de satélite e monitoramento remoto para prevenir e responsabilizar infratores. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados 65 focos de calor nas últimas 24 horas, 53 na Amazônia e 12 no Cerrado.
O CBMMT reforça que o uso de fogo para limpeza e manejo está proibido no Pantanal até 31 de dezembro e, na Amazônia e Cerrado, até 30 de novembro. Nas áreas urbanas, a proibição é permanente. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 193 ou 190.
Fonte: cenariomt