Alta no consumo per capita reflete mudança nos håbitos alimentares
O consumo de carne suĂna no Brasil registrou um crescimento expressivo nos Ășltimos dez anos. Segundo dados da Associação Brasileira dos Criadores de SuĂnos (ABCS), com base em informaçÔes do Instituto Brasileiro de Geografia e EstatĂstica (IBGE) e da Secretaria de ComĂ©rcio Exterior (Secex), o consumo per capita chegou a 19,52 kg por habitante em 2024. Esse nĂșmero representa um aumento de quase 35% em relação a 2015, quando a mĂ©dia era de 14,47 kg.
A carne suĂna foi a proteĂna animal que mais avançou em participação na dieta dos brasileiros durante a Ășltima dĂ©cada. O crescimento Ă© atribuĂdo Ă versatilidade da carne e ao seu perfil nutricional, comparĂĄvel ao da carne bovina.
Suinco expande portfĂłlio para acompanhar a demanda
Neste cenĂĄrio de maior aceitação da carne suĂna, a Suinco, sediada em Patos de Minas (MG), reafirma seu protagonismo como a maior cooperativa do segmento em Minas Gerais e uma das mais relevantes do paĂs.
âAtentos Ă mudança nos hĂĄbitos do consumidor brasileiro, decidimos investir na diversificação do nosso portfĂłlio. No primeiro semestre, lançaremos quatro novos produtos fatiados e ampliaremos nossa linha de snacks, apostando em conveniĂȘncia aliada Ă qualidade e ao saborâ, afirma Weber Vaz de Melo, diretor comercial e industrial da cooperativa.
Novidades e diversificação de produtos
A Suinco também se prepara para lançar novos itens em 2025, entre eles: salame italiano, copa curada e defumada, lombo curado e defumado, salame milano e uma nova versão de torresmo embalado. Além disso, a cooperativa investe em opçÔes clåssicas da culinåria mineira e brasileira, como costelinha, pernil, panceta e lombo.
De olho em novos mercados e tendĂȘncias de consumo, a empresa tambĂ©m estĂĄ desenvolvendo produtos Ă base de frango, como nuggets e empanados, ampliando ainda mais sua atuação no setor de proteĂnas.
Inovação e fortalecimento do agronegócio
Com investimentos contĂnuos em inovação, logĂstica e no desenvolvimento de novos produtos, a Suinco tem ampliado sua presença tanto no mercado interno quanto nas exportaçÔes. A cooperativa contribui diretamente para o fortalecimento da cadeia suinĂcola brasileira, consolidando a carne suĂna como uma alternativa nutritiva, acessĂvel e valorizada pelos consumidores.
Fonte: portaldoagronegocio