Nesta quarta-feira (4), a Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal ouviu a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Durante a audiência, senadores da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) pressionaram a ministra por informações sobre as ações do Governo Federal no enfrentamento dos incêndios que afetam, especialmente, o Pantanal, o Cerrado e a Amazônia. Também cobraram esclarecimentos sobre o significativo corte de R$ 700 milhões no orçamento da pasta e as recentes acusações que vinculam o setor agropecuário aos incêndios.
O senador Jaime Bagatolli (PL-RO) manifestou seu apoio ao setor agropecuário, enfatizando o comprometimento dos produtores rurais com a preservação de suas propriedades. “O nosso produtor rural cuida de sua propriedade e jamais causaria prejuízo ao próprio trabalho. Ninguém quer queimar uma palhada de milho ou um pasto, pois isso significa prejuízo direto para o próprio produtor”, declarou Bagatolli.
A senadora Rosana Martinelli (PL-MT) reforçou a defesa do agronegócio, destacando que as acusações feitas pelo Governo Federal são infundadas. segundo Martinelli, “nenhum produtor rural destruiria o que constrói diariamente”. A senadora ressaltou que a responsabilidade pelo cuidado com a propriedade é uma prioridade para todos os produtores, independentemente de seu tamanho.
Além disso, Martinelli questionou as prioridades do atual governo e da pasta comandada por Marina Silva, criticando o corte de R$ 700 milhões no orçamento do Ministério do Meio Ambiente (MMA). “Em um ano em que já prevíamos essas situações alarmantes, o governo optou por reduzir drasticamente o orçamento do MMA. Isso realmente reflete uma prioridade do governo para incentivar a prevenção e o combate aos incêndios?”, indagou a senadora.
Martinelli também destacou a importância do meio ambiente para o setor agropecuário, enfatizando que o agronegócio sempre se alinhou com práticas de qualidade e sustentabilidade. “Estamos preocupados com a falta de investimentos e não aceitaremos cortes abruptos. Precisamos de medidas urgentes e mais recursos para tratar esse tema com a devida importância. No agro, produzimos com foco na qualidade e na sustentabilidade, e precisamos que o governo também trate o meio ambiente com seriedade”, concluiu.
Apesar da presença de Marina Silva na audiência pública, os senadores da bancada ficaram insatisfeitos com as respostas fornecidas, alegando que a ministra evitou abordar os principais temas levantados durante a discussão.
Fonte: portaldoagronegocio