Agronegócio

Rússia inicia exportação de trigo para o Brasil através do Terminal do Báltico

2024 word1

A Rússia deu início à exportação de trigo para o a partir do Porto de Vysotsky, localizado no Mar Báltico. A informação foi divulgada pelo órgão de fiscalização agrícola russo nesta sexta-feira.

“Os grãos foram embarcados para o Brasil a partir dos portos russos do Mar Báltico pela primeira vez”, afirmou o centro de avaliação da dos grãos. Um carregamento de 31.000 toneladas de trigo, que passou por rigorosas verificações de qualidade, foi despachado no início de junho.

O terminal de grãos no Porto de Vysotsky, situado a cerca de 50 km da entre a Rússia e a Finlândia, começou a operar em abril de 2023. Sua primeira remessa foi destinada à Tunísia. Com uma capacidade planejada de 4 milhões de toneladas por ano, o terminal do Báltico é parte de uma estratégia para aliviar a sobrecarga dos terminais de grãos nos mares Azov e Negro, que estão operando em plena capacidade devido às exportações recordes nesta temporada.

Para a atual temporada 2023/24, a Rússia projeta exportar 70 milhões de toneladas de grãos. O Brasil é um comprador significativo, com importações de trigo russo totalizando 929.000 toneladas em 2023, conforme dados do da Rússia.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.