Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Primeiro Café Regenerativo do Mundo é Apresentado na Itália por Cafeicultores do Cerrado Mineiro: Conheça essa Inovação Sustentável

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

No dia 1º de outubro, em celebração ao Dia Internacional do Café, o Arábica Selection Brasile Cerrado Mineiro, o primeiro café regenerativo do mundo, será apresentado em Milão, na Itália. Lançado pela illycaffè no final de 2023, o produto é resultado do trabalho de cafeicultores capacitados pelo Sebrae Minas, por meio do programa Educampo. A missão de promoção, organizada pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado, faz parte da campanha “A Verdade é Rastreável”, que busca destacar a rastreabilidade e a autenticidade dos cafés do Cerrado Mineiro, conectando produtores a torrefadores, importadores e consumidores nas cidades italianas de Milão, Florença e Roma.

Durante a viagem, os cafeicultores participarão de um roadshow com o objetivo de promover a qualidade, a autenticidade e a Indicação Geográfica da Região do Cerrado Mineiro, que possui Denominação de Origem. A iniciativa também apresentará o modelo de agricultura sustentável adotado pelos produtores locais, que utilizam práticas de adaptação, mitigação e regeneração dos ecossistemas.

O Arábica Selection Brasile Cerrado Mineiro, fruto da parceria entre o Sebrae, a Expocacer e a Região do Cerrado Mineiro, é produzido em fazendas certificadas em agricultura regenerativa. Segundo Marcos Alves, gerente do Sebrae Minas na regional Noroeste e Alto Paranaíba, “esse café exemplifica nosso compromisso com a sustentabilidade, mostrando que é possível produzir com alto padrão de qualidade e de forma ambientalmente responsável, contribuindo para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.”

A missão na Itália conta com o apoio de diversas cooperativas e associações do Cerrado Mineiro e é liderada por Gláucio de Castro, presidente da Federação dos Cafeicultores, ao lado de Juliano Tarabal, diretor executivo, e Tiago Furlaneto, coordenador de Denominação de Origem, além de produtores e representantes do Sebrae Minas.

Roadshow na Itália: Promoção Internacional e Conexões de Mercado

Além de promover o café do Cerrado Mineiro, a missão visa fomentar negócios B2B com torrefações e importadores italianos. Em Milão, os encontros ocorrerão na rede Cafezal, comandada pelo brasileiro Carlos Eduardo Bitencourt. Em Florença, os cafeicultores visitarão a Ditta Artigianale, rede de cafeterias e escola de baristas de Francesco Sanapo, tricampeão italiano de barismo. Já em Roma, um evento na Embaixada Brasileira incluirá uma palestra de um representante da illycaffè e uma apresentação da diretora executiva da Organização Internacional do Café.

Segundo Gláucio de Castro, “essa iniciativa é fundamental para reforçar a sustentabilidade e a origem do café Cerrado Mineiro no mercado italiano, agregando valor ao produto e promovendo o reconhecimento da nossa região.”

Cerrado Mineiro: Tradição e Excelência na Produção de Café

Com 50 anos de história, a Região do Cerrado Mineiro, que se estende por 55 municípios nas regiões do Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas, abriga cerca de 4,5 mil cafeicultores. A região, responsável por 12,7% da produção nacional de café e 25,4% da produção mineira, se destaca por suas características únicas de clima e altitude, que resultam em um café de sabor inconfundível e de alta qualidade.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.