A atividade comercial no mercado de café do Vietnã manteve-se lenta ao final da temporada, refletindo a escassez prolongada de suprimentos. Em contraste, na Indonésia, os preços dos grãos de café caíram devido à abundância de oferta durante a colheita, conforme reportado por comerciantes nesta quinta-feira.
No Planalto Central, a principal região produtora de café do Vietnã, os agricultores estavam negociando os grãos a preços de 123.000-123.500 dongs (aproximadamente 4,88-4,90 dólares), uma redução em relação aos 124.000-125.000 dongs praticados na semana anterior.
“Atualmente, o mercado está calmo”, observou um comerciante da região produtora. “Os preços globais caíram consideravelmente na semana passada, mas a redução das exportações do Vietnã impediu uma queda ainda maior nos preços locais.”
De acordo com dados governamentais, o Vietnã exportou 964.000 toneladas métricas de café nos primeiros sete meses deste ano, o que representa uma queda de 13,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Na Indonésia, a exportação de grãos de café robusta da ilha de Sumatra caiu para 7.252,1 toneladas em junho, marcando uma redução de 51,9% em comparação com o mesmo mês do ano passado, conforme informações do escritório de comércio.
Os grãos de café robusta de Sumatra foram oferecidos a um prêmio de 470 dólares para os contratos de agosto-setembro, em contraste com o prêmio de 600 dólares da semana anterior para o contrato de setembro, refletindo a atual abundância de oferta local, de acordo com um trader.
Fonte: portaldoagronegocio