Grupo do Whatsapp Cuiabá
Agronegócio

Encontro técnico discute a cigarrinha-do-milho em Arroio Trinta: principais estratégias de controle

2024 word1

O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) apoia o Encontro Técnico que discutirá a cigarrinha-do-milho e suas implicações para o setor agrícola. O evento será promovido pela Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa na quinta-feira, 11 de julho, às 13h30, no Centro de Eventos Primo Valentim Paganini – Coliseu, em Arroio Trinta.

José Zeferino Pedrozo, presidente do Sistema Faesc/Senar, destaca que a incidência da cigarrinha-do-milho, um inseto vetor de doenças causadas por írus e bactérias, tem gerado grandes prejuízos em Santa Catarina nos últimos anos. “O Encontro Técnico proporcionará conhecimentos e oportunidades para a troca de informações essenciais, permitindo a adoção de medidas que impactem na segurança da produção agrícola e na preservação do meio ambiente”, afirmou Pedrozo.

O deputado Altair Silva, presidente da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Alesc e proponente do debate, explica que o objetivo da reunião é apresentar medidas efetivas para o combate da praga, como o manejo correto do solo, a eliminação de restos culturais, o controle químico e a rotação de culturas. “A ideia é discutir a forma técnica mais adequada para exterminar esse inseto. Muitos produtores na região de Arroio Trinta relataram considerar abandonar o plantio de milho devido às perdas financeiras”, destacou o deputado.

Além do Sistema Faesc/Senar, o evento conta com o apoio da Epagri e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc). O encontro é aberto ao público e gratuito.

Confira o tema das palestras:

  • Palestra I: Complexo de enfezamentos: entendendo os patógenos e a epidemiologia para monitoramento do inseto vetor
    • Dra. Maria Cristina Canale – Fitopatologista, Epagri
  • Palestra II: Cigarrinha do Milho: bases para manejo e prevenção do complexo de enfezamentos
    • Dr. Rodolfo Vargas Castilhos – Entomologista, Epagri

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.