Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Bioestimulantes agrícolas: impulsionando a produtividade no agronegócio

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Nesta quarta-feira (15), teve início na Fazenda Escola da Fazu, em Uberaba (MG), o Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA) do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) de 2024. Após 21 dias de adaptação, os animais estão prontos para iniciar o teste, que se estenderá por 56 dias.

Este ano, o TDEA conta com a participação de 102 animais de diversas raças zebuínas, incluindo Brahman, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã, provenientes de diferentes regiões do Brasil. Esses animais representam a diversidade genética e a qualidade dos rebanhos zebuínos avaliados pelo Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Paulo Ricardo Martins Lima, supervisor de provas zootécnicas, destaca a notável variabilidade genética entre os 102 touros jovens participantes do TDEA, filhos de 71 pais diferentes. Essa diversidade genética contribui significativamente para a seleção dos rebanhos zebuínos brasileiros, evidenciando o potencial genético existente entre os rebanhos puros de origem (PO).

O manejo final do TDEA está programado para o mês de julho. Após a conclusão do teste de desempenho, os animais classificados serão apresentados na 17ª ExpoGenética, onde serão avaliados por técnicos e criadores durante a terceira fase do PNAT, conforme destaca Paulo Ricardo.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.