Um aplicativo que tem como finalidade a prevenção de acidentes é o grande vencedor do desafio sobre segurança do trabalho no agronegócio promovido pelo HackatAgro – movimento que valoriza a digitalização do setor no Brasil. O hackathon teve patrocínio de Banrisul e apoio de Syngenta, SLC Agrícola, Cotrijal, Instituto Caldeia e unidades do Senac de São Paulo e do Rio Grande do Sul.
“Estamos muito satisfeitos com o resultado desta edição do hackathon. O projeto vencedor propôs um APP que fornece informações sobre risco e alertas de acidentes, legislação, sintomas e funcionalidades como aba para envio de documentos e GPS. O público-alvo é composto por empresas de segurança do trabalho, propriedades rurais, agroindústrias, cooperativas, associações rurais, funcionários e produtores”, comenta Donário Lopes de Almeida.
Idealizador do HackatAgro, Donário destaca que o aplicativo “Alerta Rural” foi desenvolvido por três participantes de Jales, cidade do interior paulista: José Eduardo Soler (contador, especialista em agronegócio e desenvolvedor), José Eduardo Rotondo (medico-veterinário, produtor rural e desenvolvedor) e Pedro Vitorino (programador). No total, 238 mentes inovadoras se inscreveram no desafio.
O segundo lugar ficou com a proposta “No Bite”, dispositivo de segurança que protege o trabalhador do agro e o meio ambiente, sendo uma medida de controle que cuida de quem atua no campo e ainda preserva os animais. O projeto foi apresentado por Milene Camargo e Roseleide Silva, ambas matriculadas em cursos técnicos do Senac de São Paulo, e Thiago Silva Alquimin – também da capital paulista.
O terceiro lugar ficou com o “Agrobula”, APP que explica de maneira fácil, atual e digital, com auxílio visual e sonoro, o uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs) para cada defensivo agrícola, além de especificações de bula, apenas apontando o celular para o rótulo do produto. A ideia foi apresentada pelo administrador Leonardo Paredes, o analista de dados e publicitário Marcos Saporiti e o médico-veterinário Bê Wartchow, além de Edmilson Ramires Silveira e Ricardo Cunha. Todos são alunos de back-end do Senac Tech, no RS.
“As propostas apresentadas em nosso hackathon mostram a impressionante capacidade inovadora dos jovens brasileiros. Estamos orgulhosos de poder contar com mentes brilhantes interessadas em contribuir com o agro, essa potência nacional. Comprovamos isso desde nosso primeiro desafio, em 2019. Certamente, teremos ainda mais projetos de sucesso em 2023, potencializando nosso objetivo de digitalizar cada vez mais o setor”, afirma Alberto Meneghetti, CEO da Neodigital, realizadora do HackatAgro.
Duas centenas de inscritos
O desafio sobre segurança do trabalho no agronegócio recebeu inscrições de 238 estudantes, empreendedores, startups e demais interessados em buscar soluções relacionadas ao tema. Os participantes residem em 12 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Eles contaram com o apoio de 30 mentores para a construção dos projetos. O evento foi virtual, mas participantes de RS e SP puderam participar presencialmente no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, e na unidade Tito do Senac, em São Paulo.
“O tema da edição foi escolhido por sua relevância. Afinal, o agro enfrenta riscos ocupacionais diários, tendo em vista o uso de insumos, máquinas e equipamentos de proteção e até o contato com animais. Esperamos que as soluções apresentadas pelos empreendedores possam auxiliar a segurança do trabalho no agro, considerando boas práticas e o conceito de ESG, sigla em inglês que engloba as responsabilidades ambiental, social e de governança”, explica Donário Lopes de Almeida.
Reconhecimento
Muito além do sucesso alcançado com os desafios de 2022, o HackatAgro também foi premiado na categoria de projetos de conteúdo em qualquer plataforma de mídia na 20ª Mostra de Comunicação do Agro, iniciativa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA). Esta é a maior e mais importante premiação de comunicação e marketing do agro, que valoriza peças, campanhas, programas e cases desenvolvidos e divulgados na mídia. O Hackatagro recebeu medalha de “Bronze”.
Para Alberto Meneghetti, que em 2020 fundou a Neodigital tendo estratégia e inovação como meios e resultados como fim, o HackatAgro é muito mais que um hackathon: é a geração de informação e de conteúdo inovador. ”Estamos aplicando ao projeto o conceito de branding, adicionando uma questão comunicacional a um evento essencialmente digital e de tecnologia. Essa interação está na raiz da Neodigital, que surgiu como uma agência de publicidade que pensa exclusivamente no marketing digital voltado ao agronegócio.”
Fonte: portaldoagronegocio