O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, recebeu na última sexta-feira (8), as chaves da Casa Brasil, localizada em Xangai, China. Este novo espaço será dedicado à promoção do comércio bilateral, à atração de investimentos e ao fomento à inovação, com foco na internacionalização das empresas brasileiras.
“A Casa Brasil em Xangai nasce como um ambiente de negócios estratégico, destinado à incubação de empresas brasileiras e entidades do setor produtivo. Ela será mais um ponto importante para aumentar o fluxo do comércio exterior do Brasil”, afirmou Jorge Viana, destacando a relevância do mercado chinês para o país. Ele ressaltou que a China é o maior parceiro comercial do Brasil e um dos principais investidores no país. “Este novo espaço fortalecerá a imagem do Brasil no continente asiático e ampliará as oportunidades de parcerias entre empresas brasileiras e chinesas”, completou o presidente da ApexBrasil.
A criação da Casa Brasil em Xangai foi formalizada em um memorando de entendimento (MOU) assinado em junho deste ano, entre a ApexBrasil e o governo do Distrito de Yangpu, em Xangai, durante uma missão do Brasil à China, voltada para a promoção do café brasileiro. A missão foi liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e contou com a colaboração da ApexBrasil, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Promoção do Café Brasileiro
No mesmo contexto da missão, a ApexBrasil firmou um Protocolo de Intenções com a rede chinesa de cafeterias Luckin Coffee. O objetivo é promover o café brasileiro no mercado chinês, destacando sua qualidade superior e a sustentabilidade ambiental de sua produção. A parceria integra o projeto “Brasil na Vitrine”, iniciativa da ApexBrasil em colaboração com grandes players do varejo internacional, com o intuito de aumentar as exportações de produtos brasileiros.
Visita à Fábrica da Luckin Coffee
Durante a viagem, Jorge Viana também visitou a fábrica e o museu da Luckin Coffee, em Xangai. “A parceria com a Luckin Coffee nos enche de orgulho. Ver o café brasileiro sendo valorizado é um grande incentivo para continuar expandindo a nossa produção cafeeira pelo mundo”, afirmou Viana.
A Luckin Coffee, fundada em 2017, é a maior rede de cafeterias da China, com mais de 20 mil lojas e 69 milhões de clientes. Em 2023, a empresa teve um faturamento de 24,9 bilhões de Yuan. No encontro, Yan Yan Sabrina Zhao, chefe de Desenvolvimento Sustentável da Luckin Coffee, destacou o interesse da empresa em expandir suas operações globalmente, com foco na importação de café de alta qualidade, incluindo o café brasileiro. “Nossas ambições são globais. Estamos buscando os melhores fornecedores de café, e o Brasil é parte fundamental dessa estratégia”, afirmou Zhao.
A visita à Luckin Coffee reforça a crescente valorização do café brasileiro no mercado asiático, consolidando o Brasil como um dos principais fornecedores de café de alta qualidade para o mercado internacional.
Fonte: portaldoagronegocio