Foto:
FreePik
A agropecuária brasileira, uma das atividades econômicas mais importantes do país, está emergindo como um modelo global em sustentabilidade, definindo novas normas de consumo. Este conceito, que integra o bem-estar animal e humano, é refletido nas práticas da Beckhauser, empresa renomada na produção de equipamentos de contenção bovina há mais de 50 anos.
“A sustentabilidade, para nós, não é apenas um conceito comercial. É um princípio que orienta cada decisão e ação diária, não apenas pelos benefícios ambientais, mas também pelo impacto social positivo e pela contribuição para a economia”, afirma Mariana Beckhauser, CEO da empresa.
De acordo com Mariana, o foco em qualidade de vida animal e humana resulta da harmonização entre a herança e o futuro. “Gerir uma empresa é equilibrar o respeito pelas tradições e a visão de um futuro melhor. Esse equilíbrio é essencial para um negócio lucrativo e sustentável, produzindo alimentos enquanto preserva a natureza”, explica.
No Brasil, conforme dados do MapBiomas, 64,5% do território ainda é coberto por vegetação nativa, com grande parte desses espaços pertencendo a propriedades rurais em funcionamento. “A legislação brasileira exige que os produtores preservem uma parte proporcional da área conforme o bioma em que se encontram, o que é muito mais rigoroso do que a média global”, destaca Mariana.
Essa abordagem coloca o Brasil como o maior exportador mundial de proteína produzida de maneira sustentável. Em 2023, o país exportou aproximadamente 2,536 milhões de toneladas de produtos in natura e processados, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). “A produção de alimentos no Brasil é realizada de maneira eficiente, com mais da metade do território preservado e o retorno de nutrientes ao solo, seja por adubos derivados dos dejetos dos animais ou pelo carbono sequestrado pelos pastos e plantas. Temos a capacidade e as condições para ser uma referência global em agropecuária sustentável, inclusive exportando tecnologias e práticas verdes, como a integração lavoura-pecuária-floresta”, detalha Mariana.
Equipamentos de Contenção Beckhauser: Soluções para Todos os Pecuaristas
A Beckhauser oferece uma ampla gama de equipamentos de contenção para atender desde pequenos até grandes pecuaristas, além de fornecer soluções para melhorar o manejo, a produtividade, a segurança e o bem-estar animal na indústria frigorífica.
O portfólio da empresa inclui a Linha Beck Primo, voltada para propriedades com até 200 cabeças de gado e até 1.000 manejos anuais; a Linha Beck Total Flex, que atende propriedades com até 20 mil manejos anuais e permite personalização de acordo com as necessidades da fazenda, com opções manuais e automatizadas; e a Linha Beck Automação, destinada a fazendas com alta rotatividade de manejo, superior a 20 mil passagens anuais, ideal para confinamentos e grandes projetos de reprodução.
“A Beckhauser é para todos os perfis de pecuaristas, mantendo a qualidade e o desempenho dos produtos e acompanhando a evolução contínua do setor e as necessidades dos consumidores de proteína animal”, conclui Mariana.
Para saber mais sobre pecuária sustentável, confira a apresentação completa de Mariana Beckheuser durante o TEDx Maringá. Clique aqui.
Fonte: portaldoagronegocio