Combate ao Mosquito
Agronegócio

Agosto não foi positivo aos preços do arroz, mas dólar pode animar exportações

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Agosto não foi positivo aos preços do arroz, mas dólar pode animar exportações

O volume de negócios também foi reduzido, o que explica a fraqueza nas cotações. “Porém, o dólar ganhou força nesta semana, subindo por três sessões seguidas, podendo estimular as exportações e gerando suporte ao preço”, destaca o e consultor de SAFRAS & Mercado, Evandro Oliveira.

Enfileirando o terceiro pregão consecutivo de ganhos nesta quinta-feira (1), sendo dois deles acima de 1%, a moeda norte-americana esboçou uma reversão de tendência e se estabeleceu no patamar de R$ 5,20. “Tal reação na moeda norte-americana já foi sentida pelo mercado, com rumores de uma nova carga sendo fechada com aproximadamente 29 mil toneladas de arroz quebrado com destino ao Senegal e embarque programado para a segunda quinzena deste mês”, relata o analista. “Em busca de maior giro e do enxugamento da oferta interna do cereal, o foco dos agentes permanece em novas vendas externas”, explica.

Saiba mais na Entrevista com o Analista

De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pela Emater/RS, em Esteio, durante a Expointer, a safra de arroz do Rio Grande do Sul deverá chegar a 7,094 milhões de toneladas, com uma queda de 7,9% frente às 7,708 milhões de toneladas colhidas na safra 2021/22.

Conforme o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, o arroz deve ter uma redução de área de 9,9%, passando de 957,185 mil hectares na safra 2021/22 para 862,498 mil hectares em 2022/23, segundo estimativa inicial do Instituto Riograndense do Arroz – Irga.

A produtividade média esperada para a safra de arroz gaúcha em 2022/23 é de 8.226 quilos por hectare, ou 1,10% menor do que a obtida na safra anterior, que foi de 8.315 quilos por hectare. A pesquisa da Emater abrangeu 132 municípios, o que corresponde a 99,9% da área total cultivada no estado.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.