CLIMA MATO GROSSO

Agosto em Mato Grosso: Temperaturas acima de 40 ºC e aumento de incêndios urbanos e florestais

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O último fim de semana de agosto será marcado pelo calor intenso e ar seco em todo o Mato Grosso. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar pode chegar a 20% em algumas regiões, aumentando os riscos à saúde e a probabilidade de incêndios.

Em Cuiabá, as manhãs serão amenas, com mínima de 24 °C, mas o termômetro pode chegar a 37 °C à tarde. Em Chapada dos Guimarães, as temperaturas variam entre 21 °C e 39 °C, enquanto Sinop terá máximas de 39 °C e mínimas de 22 °C. No Sul do estado, em Rondonópolis, os termômetros podem registrar até 39 °C, com mínimas de 21 °C. Já em Cáceres, a máxima no domingo pode chegar aos 40 °C.

O Inmet recomenda atenção redobrada à hidratação, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e manter os ambientes arejados.

Incêndios urbanos e florestais preocupam autoridades

Na tarde desta sexta-feira (29), por volta das 17h30, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (13ª CIBM) foi acionado para apagar um incêndio em vegetação próximo à Viação Lucas, no bairro Fuji, em Lucas do Rio Verde. Equipes utilizaram cerca de 5 mil litros de água para conter as chamas que ameaçavam a empresa de transporte público. Testemunhas relataram que uma pessoa teria iniciado o fogo e fugido do local.

Em Sinop, na quinta-feira (28), militares do 4º Batalhão combateram um incêndio em área de reserva ao lado do Parque Florestal. A ação, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Obras, utilizou sopradores, bombas costais e caminhões-pipa, além da construção de aceiro mecânico para conter as chamas. Não houve feridos, e a preservação da área foi garantida.

Vale lembrar que, conforme o Decreto nº 1.403/2025, queimadas são proibidas durante todo o ano em áreas urbanas de Mato Grosso, enquanto em áreas rurais a restrição vale de 1º de julho a 30 de novembro, abrangendo os biomas Cerrado e Amazônico.

O clima seco e as altas temperaturas reforçam a necessidade de cuidados com a saúde e prevenção de incêndios, especialmente nas áreas urbanas e florestais.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.