Não é só o Pompidou que está prestes a fechar temporariamente na França. Além do museu em Paris, que baixará as cortinas para reformas até 2030, também será preciso dizer tchau para a Tapeçaria de Bayeux, que não poderá ser vista de 1º de setembro de 2025 até outubro de 2027, enquanto o Grande Seminário de Bayeux, na Normandia, passará por uma expansão.
A última chance de ver a obra-prima antes de 2027 será em 31 de agosto, o último dia de funcionamento do museu. Com quase mil anos, o tapete é considerado a obra de arte medieval mais famosa do mundo. Nos 70 metros de comprimento e largura, estão ilustrados com riqueza de detalhes os eventos que resultaram na conquista da Inglaterra pela Normandia em 1066.
Ver essa foto no Instagram
A tapeçaria é, na verdade, um bordado feito com dez cores em painéis de linho representando a batalha pela conquista da Inglaterra em 58 cenas. A origem da obra é incerta, mas acredita-se que o bispo Odo, meio-irmão de Guilherme II, duque da Normandia, que liderou as tropas, tenha a encomendado para decorar a nave na Catedral de Bayeux, no século 11.
Desde 1983, o imenso tapete raramente saiu de exposição do Grande Seminário de Bayeux. Com a reforma, a tapeçaria continuará sendo armazenada em um ambiente escuro, hermeticamente fechado e protegido de poluição, mas passará a ser exibida sobre uma superfície inclinada para atender aos critérios de conservação.

Além da sala dedicada à Tapeçaria de Bayeux no centro do museu, a instituição dobrará de tamanho com a construção de uma sala de convívio, um auditório e áreas para exposições temporárias.
O Grande Seminário de Bayeux faz parte de um complexo com outros dois museus (Museu Memorial da Batalha da Normandia e Museu de Arte e História Baron-Gérard) que permanecerão abertos durante a reforma.
A reabertura está programada para acontecer em 2027, a tempo das celebrações de mil anos do nascimento de Guilherme II, duque da Normandia. Enquanto o museu não é reaberto, o bordado pode ser apreciado virtualmente.
Serviço
Grande Seminário de Bayeux
Quando? Até 31 de agosto. Todos os dias, das 9h às 18h30.
Quanto? € 12. Ingressos vendidos exclusivamente na bilheteria presencial.
Onde? 13 bis rue de Nesmond, 14400 Bayeux – França.
Fonte: viagemeturismo