A Prefeitura de Cuiabá segue apoiando, neste sábado (14), a realização das programações de Carnaval e dos tradicionais eventos religiosos na capital, em parceria com a Liga dos Blocos Carnavalescos e instituições organizadoras. As atividades seguem até terça-feira (17), com expectativa de reunir aproximadamente 400 mil pessoas ao longo dos dias de programação.
Entre os eventos religiosos estão o Congresso da Umadecre, da Assembleia de Deus, e o Vinde e Vede, principal encontro católico da Arquidiocese de Cuiabá, realizado na Arena Pantanal. O Vinde e Vede e o Congresso da Umadecre devem reunir, cada um, público estimado em cerca de 30 mil pessoas por dia.
Transporte gratuito
Para ampliar a participação popular, o transporte coletivo municipal é gratuito durante os cinco dias de programação, reforçando a mobilidade e o acesso da população às atividades culturais e religiosas.
Para o Carnaval, a Prefeitura disponibilizou sete diárias de 100 banheiros químicos, além da instalação de tendas e fornecimento de infraestrutura com gradis, palcos e serviços de fechamento de áreas. O suporte às festividades conta com atuação integrada das secretarias municipais de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Ordem Pública, Cultura, Saúde, Comunicação e da Limpurb, garantindo organização, segurança e prestação de serviços públicos.
Mesmo com o ponto facultativo no período, os serviços essenciais seguem funcionando normalmente, como atendimento de saúde 24 horas, coleta de lixo, fiscalização de trânsito e Defesa Civil.
A programação carnavalesca descentralizada, organizada pela Liga Carnaval Cuiabá, prevê cerca de 40 mil foliões em blocos e eventos culturais distribuídos pela cidade. Entre eles estão o Bloquinho dos Estudantes e o Bloco do Baguncinha, na Avenida Mato Grosso, o Cordão Vem Quem Quer, no Centro Histórico, o Baile da Calorosa e o Rebu na Rua, no bairro Boa Esperança, e o bloco “Ocê que vê? Escuta!”, no Espaço Florence.
Também integram a agenda a programação cultural do Sesc Arsenal e as atividades recreativas no Sesc Balneário Dr. Meirelles, além de cortejos carnavalescos no Centro, apresentações culturais em praças públicas e programações religiosas em igrejas da capital.
Como opção de lazer e turismo durante o período, permanecem abertos espaços públicos como o Parque Tia Nair e o Parque das Águas, além do Aquário Municipal, Museu do Rio, Mercado do Porto, Museu do Morro da Caixa D’Água Velha e o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá.
Ao todo, a programação reúne mais de 20 atividades distribuídas pela cidade, contemplando eventos culturais, religiosos e carnavalescos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Autor: ulisses lalio
Foto: Emanoele Daiane






