O Carnaval em Cuiabá segue com programação gratuita e descentralizada entre os dias 13 e 17 de fevereiro, conforme divulgado oficialmente pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). A iniciativa é realizada em parceria com a Liga Independente dos Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba de Cuiabá, após os desfiles na Arena Pantanal, e distribui atrações por diferentes regiões da capital de Mato Grosso.
Segundo o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura, a proposta do Carnaval em Cuiabá é ampliar o acesso da população às manifestações culturais. “A população vai ter acesso a um carnaval descentralizado, em vários espaços e de vários estilos também”, afirmou, em nota oficial. A reportagem confirmou que todas as atividades são gratuitas e organizadas com apoio logístico do Governo do Estado.
Programação descentralizada fortalece economia e cultura
O modelo adotado para o Carnaval em Cuiabá segue tendência observada em outras capitais brasileiras, com circuitos distribuídos para reduzir concentração de público e valorizar bairros tradicionais. Além de fomentar a cultura popular, eventos dessa natureza impulsionam setores como comércio ambulante, turismo local e economia criativa.
Na Avenida Mato Grosso, o Bloquinho dos Estudantes e o Bloco do Baguncinha abrem a programação na sexta-feira (13), às 18h. O circuito segue até terça-feira (17), com mais de 20 atrações musicais. A retirada de ingressos gratuitos ocorre pelo Instagram oficial do Bloquinho dos Estudantes, conforme informado pela organização.
- Centro Comunitário do Araés: Carnaval do Araés, dia 13/2, a partir das 18h.
- Centro Histórico: Cordão Carnavalesco Vem Quem Quer, dias 14 e 16/2, às 16h, com cortejo da Praça Santos Dumont à Praça da Mandioca.
- Bairro Boa Esperança: Baile da Calorosa e Rebu na Rua, dia 15/2, das 16h às 23h, com DJs e show da banda Calorosa.
- Praça da Mandioca: Programação musical de 13 a 17/2, das 16h às 23h.
- CPA 1: Bloco “Ocê Que Vê? Escuta!”, organizado por comunidades LGBTQIA+, nos dias 16 e 17/2, a partir das 19h.
De acordo com a Secel-MT, o formato descentralizado do Carnaval em Cuiabá busca garantir segurança, ampliar o acesso e contemplar diferentes estilos musicais e expressões culturais. A pasta não divulgou estimativa oficial de público até o momento.
Transparência e organização
A parceria entre poder público e entidades culturais está formalizada em documento oficial divulgado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer. A organização orienta que foliões acompanhem canais oficiais para atualizações sobre horários e eventuais ajustes na programação.
Contexto
- Evento: Carnaval 2025 em Cuiabá
- Período: 13 a 17 de fevereiro
- Formato: Programação gratuita e descentralizada
- Realização: Secel-MT e Liga Independente dos Blocos
Reportagem baseada em informações oficiais divulgadas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Para acompanhar atualizações sobre o Carnaval em Cuiabá e outros eventos culturais, siga os canais oficiais e mantenha-se informado.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






