O Centro de Valorização da Vida (CVV) está com inscrições abertas para um novo processo de seleção de voluntários em Cuiabá, com curso gratuito e encontros realizados de forma on-line. A iniciativa busca ampliar a capacidade de atendimento da instituição, que oferece apoio emocional gratuito à população.
Podem se candidatar pessoas a partir de 18 anos, que tenham tempo disponível para plantões semanais e disposição para ouvir e acolher, de forma sigilosa, pessoas que procuram ajuda. Não é exigida formação específica, já que o trabalho do CVV não é psicológico nem psiquiátrico, mas sim de escuta empática e apoio emocional.
O curso de capacitação e seleção tem duração de 12 semanas e começa no dia 4 de março, com encontros às quartas-feiras, das 19h às 22h, em ambiente virtual. As inscrições devem ser feitas pelo site: https://cvv.org.br/voluntarios/cuiaba/.
Além de contribuir com a saúde emocional de quem procura ajuda, o voluntariado também é apresentado como uma oportunidade de crescimento pessoal e autoconhecimento. “Essa é a chance de descobrir o poder transformador de um gesto solidário”, destaca Carlos Correia, voluntário da instituição.
O que é o CVV
O Centro de Valorização da Vida é uma entidade independente, sem vínculos políticos, religiosos ou com a iniciativa privada. A organização atua oferecendo escuta anônima, gratuita e confidencial, com foco na prevenção do suicídio e no apoio emocional.
O atendimento funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, por meio do telefone 188, além de chat, e-mail e atendimento presencial em alguns postos. Em convênio com o Ministério da Saúde, o CVV opera o número 188 mantendo sua autonomia institucional.
Somente em 2024, o CVV realizou cerca de 2,7 milhões de atendimentos em todo o país. Atualmente, a rede conta com aproximadamente 3 mil voluntários, e mantém inscrições abertas de forma permanente para novos interessados em integrar o trabalho.
Fonte: primeirapagina






