O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), em parceria com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social e a Prefeitura de Morretes vai estimular a criação de abelhas nativas sem ferrão no litoral do estado. Em novembro acontece o primeiro curso prático voltado para agricultores familiares do município.
As abelhas sem ferrão são da espécie mandaçaia. A meliponicultura em Morretes visa gerar trabalho e renda para agricultores familiares em todo o litoral”, afirma o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado. O projeto pretende implantar meliponários para a produção de própolis.
Os cursos, abertos e gratuitos para a comunidade, são ministrados pelo bioquímico especialista em meliponicultura Renato Rau. Na etapa prática os alunos têm a oportunidade de conhecer pessoalmente o que só conheciam por vídeos ou ouviram falar nas aulas teóricas.
Os participantes que concluírem o curso receberão um certificado da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que também é parceira no projeto.
Fonte: portaldoagronegocio