Com uma semana de duração e uma carga horárias de 40 horas, foi encerrado nesta sexta-feira (18) mais um curso de inseminação artificial em bovinos, promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri-AL), com o apoio da prefeitura de Batalha. As aulas práticas e teóricas foram ministradas no Parque de Exposições Mair Amaral, em Batalha, dirigidas a pequenos produtores rurais e estudantes.
O curso exercita conhecimentos acerca da nutrição, melhoramento genético, sanidade e fundamento da inseminação artificial utilizando o método shiva (manequim). Além de utilizar peças anatômicas do aparelho reprodutivo da fêmea, os instrutores direcionam o manejo do botijão, a manipulação do sêmen e, ao fim, a prática com animais.
Como informa Rogério Madeiro, médico veterinário da Adeal, a capacitação é destinada aos pequenos produtores de leite ou de corte, alunos de Zootecnia e Medicina Veterinária, que aprimoraram a compreensão sobre o sistema reprodutor, prenhes, técnicas de ultrassonografia, entre outros.
Elisangelo Tenório, pequeno produtor do povoado Tanguí, do município de Craíbas, destaca que o curso só traz muito conhecimento sobre a inseminação artificial e de grande importância para quem trabalha com gado no dia a dia. “Há 15 anos trabalho no campo com animais e termino o curso com um vasto conhecimento para aplicar na minha atividade e espero colher bons frutos com o que aprendi”, afirmou.
O curso, que é coordenado pelo zootecnista da Seagri, Luiz Gustavo, disponibiliza certificados para cada um dos participantes, após a prova de avaliação de inseminação artificial em animais. Além das aulas teóricas e práticas, os participantes tiveram ainda a oportunidade de assistir duas palestras sobre a importância da inseminação artificial, manuseio de botijão de nitrogênio e sêmen, com o médico veterinário, Fred Andrade, e ‘mastite e diagnóstico’, com a zootecnista Andressa Moura.
Fonte: portaldoagronegocio