Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Importações de soja brasileira pela China caem em outubro

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Importações de soja brasileira pela China caem em outubro

As importações chinesas de soja do Brasil caíram 15% em outubro em relação ao mesmo mês do ano passado, uma vez que os preços altos e a ausência de lucros dos esmagadores diminuíram o apetite por compras do país sul-americano.

As importações dos Estados Unidos ficaram estáveis em relação ao ano anterior, mostraram dados divulgados no domingo.

A China, maior compradora de soja do mundo, importou 2,8 milhões de toneladas da oleaginosa do Brasil em outubro, ante 3,3 milhões de toneladas no ano anterior, de acordo com a Administração Geral das Alfândegas.

As importações gerais de soja caíram 19% em outubro em relação ao ano anterior, para 4,14 milhões de toneladas, o menor nível para qualquer mês desde 2014.

A seca extrema que reduziu a safra brasileira elevou os preços da oleaginosa no início deste ano e corroeu os lucros das esmagadoras de oleaginosas da China, que também enfrentaram uma demanda fraca dos agricultores no primeiro semestre.

As chegadas dos Estados Unidos, o segundo maior fornecedor da China, caíram para 772.938 toneladas, ante 775.331 toneladas no ano anterior.

Nos primeiros 10 meses do ano, a China trouxe 49,31 milhões de toneladas de grãos brasileiros, ante 52,75 milhões de toneladas no mesmo período de 2021.

As importações dos Estados Unidos de janeiro a outubro chegaram a 20,1 milhões de toneladas, ante 22,57 milhões de toneladas no ano anterior.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.