Sophia @princesinhamt
MATO GROSSO SORRISO

Curta-metragem A Vida em Dois Tons: abordagem sobre depressão e prevenção ao suicídio

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Está disponível no YouTube o curta-metragem “A Vida em Dois Tons, um vídeoarte sensível e impactante que mergulha na experiência da depressão e na importância da prevenção ao suicídio. A obra é dirigida, roteirizada e protagonizada pelo artista Pablo Escobar, com produção cultural e cenografia de Jessica Escobar, e foi selecionada no Edital de Chamamento Público nº 004/2024 – PNAB Sorriso 2024 “Expressões Artísticas da Cultura”, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Sorriso em parceria com o Governo Federal.

Com narrativa intimista e estética carregada de metáforas visuais, o curta acompanha a rotina de um jovem artista plástico que transita entre dias vibrantes e cheios de energia e dias cinzentos, marcados pelo peso da instabilidade emocional. O resultado é um retrato cru e poético sobre os altos e baixos de quem convive com a depressão.

“A ideia foi criar uma obra que falasse sem filtros sobre a luta invisível da depressão e dos pensamentos suicidas. A arte é uma forte aliada nessa campanha pela vida”, afirma Pablo Escobar.

A produção contou com consultoria psicológica da profissional Gabriela Neves, garantindo responsabilidade na abordagem.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio em 2019 – uma a cada 100 mortes. No Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), cerca de 98% das vítimas apresentavam algum transtorno mental, reforçando a urgência da conscientização.

Como parte da difusão do projeto, no dia 18 de setembro de 2025, será realizado o Cine-Reflexão, no auditório do IFMT de Sorriso, voltado a estudantes do ensino médio. A programação inclui a exibição do curta A Vida em Dois Tons, do documentário Sonho Meu e um bate-papo com os produtores audiovisuais Pablo Escobar e André Dall’Apria. A abertura será conduzida pela psicóloga Gabriela Neves.

A iniciativa integra a campanha Setembro Amarelo.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.