O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) registrou 16 focos controlados nas últimas 24 horas e mantém esforços ativos no combate a 21 incêndios florestais em diferentes regiões do estado nesta quinta-feira (28.8).
Entre os focos controlados, que não apresentam risco de propagação, destacam-se os municípios de Cláudia (cinco focos), Vila Bela da Santíssima Trindade (dois focos), Alto Paraguai (dois focos), Nova Maringá (dois focos), além de Comodoro, Cáceres, Ipiranga do Norte, Santa Carmem e União do Sul, cada um com um foco sob monitoramento.
As operações do CBMMT incluem o uso de caminhões-pipa, máquinas pesadas, três aeronaves e um helicóptero, em conjunto com o Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), a Defesa Civil do Estado, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e a Polícia Militar, garantindo resposta rápida e eficaz.
O monitoramento do estado identificou 66 focos de calor ativos, sendo 42 incêndios florestais — sete em terras indígenas — e 24 queimadas irregulares. Incêndios em terras indígenas são de responsabilidade do Governo Federal, e até o momento, o Corpo de Bombeiros não foi acionado nessas áreas.
Dentro da Operação Infravermelho, o CBMMT fiscaliza 24 focos de queimadas irregulares com apoio de imagens de satélite, atuando na prevenção e responsabilização de infratores.
Desde o início do período proibitivo do fogo em Mato Grosso, 167 focos foram extintos pelo CBMMT, abrangendo 105 municípios, incluindo Acorizal, Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cláudia, Colíder, Nova Maringá, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Vila Bela da Santíssima Trindade, entre outros.
Nas últimas 24 horas, o Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 143 focos de calor em Mato Grosso, sendo 90 na Amazônia e 53 no Cerrado. O CBMMT reforça que a população deve respeitar a proibição do uso do fogo nas áreas rurais: de 1º de junho a 31 de dezembro no Pantanal, de 1º de julho a 30 de novembro na Amazônia e Cerrado, e durante todo o ano nas áreas urbanas. Denúncias podem ser feitas pelos números 193 ou 190.
Fonte: cenariomt