O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso confirmou a extinção de seis incêndios florestais nas últimas 24 horas, além de manter outros seis focos sob controle. As ações de combate mobilizaram equipes em várias regiões, com apoio de caminhões-pipa, maquinário pesado e uma aeronave.
Os incêndios já extintos ocorreram em Cuiabá, no Distrito de Coxipó do Ouro, em Alto Taquari, Rondonópolis, Poxoréu e em dois pontos de Santo Antônio de Leverger. Os focos controlados, sem risco imediato de propagação, foram registrados em Alto Araguaia, Cláudia, Diamantino, Sinop e Primavera do Leste.
Atualmente, as equipes atuam em 22 incêndios florestais ativos em municípios como Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, Nobres, Paranatinga, Nova Mutum, Cáceres, Barra do Garças, entre outros. O objetivo é conter a propagação das chamas e proteger propriedades rurais, áreas ambientais e comunidades locais.
O monitoramento também identificou 65 focos de calor, sendo 44 incêndios florestais — dez deles em terras indígenas, onde a responsabilidade do combate é do Governo Federal. Outros 21 focos estão relacionados a queimadas irregulares e são alvo da Operação Infravermelho, que utiliza imagens de satélite para fiscalização e responsabilização dos infratores.
Desde o início do período proibitivo do uso do fogo, o Corpo de Bombeiros já extinguiu 161 ocorrências, entre incêndios florestais e queimadas ilegais, em 105 municípios do estado.
Fonte: cenariomt