Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Alcoolduto já entrega metade do etanol da Grande S. Paulo

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Alcoolduto já entrega metade do etanol da Grande S. Paulo

Em setembro, passaram 400 milhões de metros cúbicos de etanol por todo o sistema de dutos operado pela Logum, mais do que o dobro da média mensal histórica. De janeiro a setembro, a companhia entregou 2,3 bilhões de litros do biocombustível, um volume superior ao de todo o ano de 2021. Nesse ritmo, a movimentação deve alcançar 3 bilhões de litros até o fim do ano, um recorde para a empresa.

O duto recebe etanol das usinas do interior em Uberaba (MG), Ribeirão Preto (SP) e Paulínia (SP) e depois distribui o biocombustível em diversos pontos da região metropolitana da capital paulista até Volta Redonda, no Rio de Janeiro. No fim do ano passado, a Logum concluiu o terminal de entrega em Guarulhos, mas o principal terminal era o de São Caetano do Sul, que foi concluído em abril.

Antes da entrega dos dois terminais, a companhia era responsável por 20% da movimentação de etanol na Grande São Paulo. A expansão do duto na região no último ano já substituiu 4 mil viagens de caminhão tanque, o que reduziu o custo financeiro e também as emissões de gases de efeito estufa, comemora Leandro Almeida, que assumiu a presidência da Logum em fevereiro.

“À medida que o sistema foi sendo ampliado, o mercado começou a ver o ganho de produtividade e de competitividade e o apelo da agenda ESG”, afirma o executivo.

A maioria dos contratos que as usinas têm com a Logum é de longo prazo, de mais de cinco anos. Também há compromissos anuais e mensais, mas os clientes que têm contratos mais curtos têm migrado para os anuais.

O CEO acredita que essa mudança já atesta que o etanolduto é competitivo se comparado com o modal rodoviário. “Conforme entendem a viabilidade e a competitividade do duto, os clientes que têm contratos mais curtos estão ficando mais abertos a acertar prazos maiores”, afirma. Na média, a companhia busca manter um desconto de 10% em relação aos valores do frete rodoviário.

A próxima etapa da expansão da estrutura será a entrega do terminal de São José dos Campos (SP), que deverá atender os consumidores do Vale do Paraíba e do litoral norte de São Paulo. Com essa entrega, prevista para ocorrer no primeiro trimestre de 2023, a Logum espera movimentar 5 bilhões de litros de etanol por ano, o que representaria cerca de 15% da oferta nacional do biocombustível.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.