CENÁRIO AGRO

Faturamento do Setor de Insumos Agropecuários atinge R$ 167 bilhões em 2024: destaque para inovação, gestão e expansão no Congresso Andav

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá


Foto:
Andav

O setor de Distribuição de Insumos Agropecuários segue consolidado como um dos pilares do agronegócio brasileiro. Em 2024, os associados da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) registraram um faturamento de R$ 167 bilhões, conforme dados da Pesquisa Nacional da Distribuição, apresentados durante o Congresso Andav 2025, realizado no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

O evento, que acontece até o dia 7 de agosto, reúne mais de 250 marcas nacionais e internacionais e um público de 15 mil profissionais, entre distribuidores, agrônomos, consultores e especialistas do setor.

Distribuidores são responsáveis por metade da entrega de insumos no campo

Segundo a pesquisa da Andav, cerca de 50% dos insumos agropecuários chegam às propriedades rurais por meio de distribuidores. Durante o painel “Acesso ao Mercado”, Benhur Vione, diretor de Insumos da 3Tentos, reforçou a importância de uma política comercial clara e transparente para fortalecer a relação com os clientes e garantir a viabilidade do negócio a longo prazo.

Gestão de pessoas como diferencial competitivo

Para Ângelo Siqueira, diretor geral da Crop Agrícola, investir em formação e consultoria técnica de qualidade é essencial. “O produtor espera que nossa distribuição auxilie o seu dia a dia de forma eficiente”, destacou.

Mário Augusto, CEO da Agroshop, empresa que atua em Minas Gerais, também ressaltou o papel da gestão interna para melhorar relações com fornecedores e ampliar o acesso ao crédito. “Definimos processos, implementamos planos de sucessão e buscamos profissionais qualificados nas áreas de pessoas e logística”, afirmou.

Governança e inovação para agregar valor

Durante os debates, Ricardo Bonacin, CEO da Núcleo Agrícola, destacou o uso de ferramentas de avaliação e escuta ativa para aprimorar o relacionamento com os clientes e fortalecer a governança corporativa. “Uma governança bem alinhada abre portas, envolve a comunidade e gera valor para o produtor rural”, disse.

Segundo Alberto Yoshida, gerente da Adubos Real, 77% das empresas associadas à Andav têm mais de 11 anos de atuação no mercado, o que reflete confiança e estabilidade no setor. Ainda de acordo com a Andav, 32% dos distribuidores têm como meta expandir e diversificar seu portfólio de produtos e serviços.

Panorama da produção e desafios para o agronegócio

Na análise de mercado apresentada por Carlos Cogo, sócio-diretor da Cogo Inteligência em Agronegócio, a produção de soja segue em expansão no Brasil, mesmo com lucros mais modestos: 1,3% em 2024 e 2,4% estimados para a safra 2025/2026. Com a produção intercalada entre soja e milho, o país amplia sua escala e fortalece sua presença global.

No caso do milho, as perspectivas também são positivas, especialmente com a expansão da produção para etanol. A estimativa de oferta para 2025 é de 135,1 milhões de toneladas, com 47 usinas em operação e uma produção de 8,2 bilhões de litros de etanol e 7,3 milhões de toneladas de DDGS (coproduto do etanol).

Cogo destacou ainda a importância de o Brasil manter uma postura diplomática pragmática, em meio a um cenário global de 33 guerras e tensões comerciais internacionais.

Desafios até 2035 para o agronegócio brasileiro

Carlos Cogo também listou os cinco grandes desafios para o Brasil enfrentar até 2035:

  • Ampliação da área irrigada
  • Aumento da capacidade de armazenagem
  • Melhoria da logística
  • Formação e retenção de mão de obra
  • Ampliação do crédito rural
Motivação no campo: superar desafios com leveza e propósito

O primeiro dia do Congresso Andav foi encerrado com a palestra motivacional do nadador paralímpico Daniel Dias, com o tema “Sorria para a vida”. Ele compartilhou aprendizados sobre foco, determinação e a importância de manter o entusiasmo mesmo diante das dificuldades.

“Saber onde quer chegar, trabalhar em equipe e sorrir faz o processo mais leve e produtivo”, disse Dias, ressaltando que o sorriso gera bem-estar, aproxima as pessoas e traz felicidade.

Sobre o Congresso Andav

O Congresso Andav 2025 é promovido pela Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) e organizado pela Zest Eventos. O evento conta com patrocínio de grandes marcas como Basf, Bayer, GiroAgro, Ourofino, Syngenta, Ceres Agrobank, Ecoagro e Aliare e se consolida como o maior ponto de encontro da Distribuição de Insumos Agropecuários do Brasil.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.