CENÁRIO AGRO

COFCO amplia exportação de soja sustentável para a Ásia e reforça compromisso contra o desmatamento

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá


Foto:
APPA

A COFCO International, uma das principais multinacionais do agronegócio, anunciou que exportará 100 mil toneladas de soja sustentável certificada para a Ásia até o fim de 2025. Somente neste ano, esse volume já começou a ser movimentado com dois carregamentos enviados no mês de julho.

O primeiro embarque, com 21 mil toneladas, foi destinado às fazendas de laticínios Mengniu, na China, e integra o acordo de 1,5 milhão de toneladas firmado no início de 2024. Já o segundo carregamento, com 11 mil toneladas, seguiu para a Thanakorn Vegetable Oil Products Co., Ltd., empresa líder na produção de óleo vegetal e ração animal na Tailândia.

Origem e certificação da soja brasileira

Toda a soja exportada foi originada no interior do estado de São Paulo e certificada pelo programa COFCO Standard, no Módulo 2. Este módulo garante que os grãos estejam livres de desmatamento e conversão (DCF) desde 31 de dezembro de 2020. A verificação é feita por meio de auditorias nas fazendas, com base em 54 critérios socioambientais, que incluem desde práticas éticas de trabalho até manejo sustentável da água e conservação da biodiversidade.

A certificação utiliza o modelo de cadeia de custódia de balanço de massa, que permite maior eficiência operacional e menor custo. A soja brasileira e argentina já vem sendo fornecida com essa certificação para diversos mercados internacionais.

Reconhecimento internacional e incentivo aos produtores

A certificação COFCO Standard segue as diretrizes da FEFAC (Federação Europeia de Fabricantes de Ração) e tem o endosso da Coalizão de Ação Florestal Positiva, ligada ao Consumer Goods Forum (CGF).

Além disso, o programa foi recentemente incluído no Programa de Boas Práticas Agrícolas do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Com isso, os produtores que aderem ao programa podem solicitar incentivos financeiros, como a redução de juros em financiamentos do Plano Safra.

Compromisso ambiental até 2025

A construção de cadeias de suprimento livres de desmatamento e conversão é um dos pilares da política de sustentabilidade da COFCO International. A empresa está comprometida em garantir cadeias de soja e milho livres de desmatamento globalmente e livres de conversão na América do Sul até o final de 2025. Esse compromisso está alinhado às metas climáticas da companhia, validadas pela Science Based Targets initiative (SBTi).

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.